O Walmart tem trabalhado com empilhadeiras de células de combustível de hidrogênio desde 2012, quando assinou um acordo com a Plug Power, e agora tem cerca de 9.500 delas funcionando em muitas de suas instalações. Agora, as duas empresas assinaram um novo acordo através do qual a Plug Power fornecerá hidrogênio verde para continuar alimentando esses veículos.
O acordo permitirá um fornecimento de até 20 toneladas de hidrogênio verde líquido por dia. É chamado de hidrogênio verde porque é produzido sem emissões de carbono - Plug Power quer adotar totalmente para a eletrólise de água alimentada por eletricidade a partir de fontes renováveis.
O que é impressionante sobre este novo acordo é que a Plug Power se comprometeu a fornecer hidrogênio de carbono zero ao Walmart em grandes quantidades. Em dezembro de 2021, assinou um acordo semelhante para 10 toneladas de hidrogênio verde por dia com a Certarus, uma empresa canadense de fornecimento de gás natural comprimido (GNV).
A Plug Power pretende que 50% do hidrogênio produzido possa vir de fontes verdes até 2024.
A eletrólise não é a maneira mais comum de obter hidrogênio, no entanto. O processo conhecido como reforma térmica de matérias-primas de hidrocarbonetos é mais difundido e envolve a reforma do gás natural a altas temperaturas e altas pressões; no futuro, o objetivo é atualizar esse método para usar o gás gerado através de meios de carbono mais baixos e, assim, torná-lo mais verde.
O Walmart não é o único cliente grande e de alto perfil da Plug Power. A empresa trabalha diretamente com uma montadora, a Stellantis, e também com a Amazon e a HomeDepot. Seu próximo passo é expandir de apenas oferecer empilhadeiras FCV para uma variedade mais ampla de veículos, incluindo alguns para aplicações pesadas.
Por exemplo, no ano passado, ela entrou em um acordo de joint venture de US$ 1,6 bilhão com o Grupo SK da Coreia do Sul para fornecer sua tecnologia de célula de combustível ProGen para abastecer ônibus urbanos no país. Os primeiros estão programados para entrar em serviço até meados de 2023.
A Plug Power também procura expandir seus negócios nos EUA, bem como na Europa, onde faz parte de outra joint venture 50/50 com a espanhola Acciona Energia. Também quer fazer vans a células de combustível baseadas na Renault Master (através de outra joint venture com a Renault chamada Hyvia) e quer trabalhar para expandir a infraestrutura de estações de combustível de hidrogênio no continente.
Fonte: Plug Power, Yahoo Finance