Aparentemente compacto e certamente rápido, parece tudo, menos um navio de conteiners. Na verdade, a empresa californiana Boundary Layer Technologies está desenvolvendo um hidrofólio movido a hidrogênio em vez de um navio. Seu nome é Argo e promete revolucionar o transporte de mercadorias por mar e substituir o transporte aéreo, ao menos nas rotas comerciais intra-asiáticas.

Especificações


Começando pela velocidade de cruzeiro, que chega a 40 nós (74 km/h): cerca de duas vezes mais rápido que um navio de carga clássico. Isso por si só pode ajudar a reduzir os custos de transporte, apesar do fato de que os tempos de uma aeronave de carga claramente permanecem muito longe. Mas só na viagem propriamente dita, porque toda a logística complementar seria muito mais simplificada. O Argo também possui um alcance de 1.500 milhas náuticas (2.780 km) e uma capacidade de carga de 200 toneladas.

E então, como mencionado, seus 33,5 metros de comprimento tornam o hidrofólio muito pequeno. Basta pensar, de acordo com a startup, que o maior navio de transporte do mundo é o OOCL Hong Kong, com 400 metros de comprimento, onde se acomodam até 20.000 contêineres.

"O tamanho reduzido e a capacidade de carga (comparáveis a uma aeronave de carga B747-400F) reduzem o tempo de permanência para apenas 2 horas em vez de 3 dias e oferecem a capacidade de teoricamente atracar em qualquer lugar. Isto permite que o Argo possa encarar portos muito congestionados e ao mesmo tempo competir com os tempos de viagem de carga aérea", diz o CEO Ed Kearney.

  • Comprimento: 33,5 metros de comprimento: 110 pés (33,5 metros)
  • Velocidade: 40 nós (74 km/h)
  • Alcance: 1.500 milhas náuticas (2.780 km)
  • Capacidade: 200 toneladas

Próximos passos

No momento, a Boundary Layer Technologies concluiu o desenvolvimento de alguns componentes chave. O objetivo é realizar testes em larga escala no final de 2023, para viabilizar um serviço de transporte na Ásia a partir do terceiro trimestre de 2024. A empresa, portanto, está procurando um parceiro.

Enquanto isso, o primeiro feedback parece positivo:

"Pelo que os clientes nos dizem – relata Per Karsten Stolle, consultor estratégico da startup – combinar uma solução de transporte de emissão zero com a possibilidade de redução de despesas seria um ponto de inflexão para ajudá-los a atingir metas climáticas".

Para o futuro, a empresa quer construir uma embarcação maior, a ser enviada em uma missão de serviço transpacífico. Já existe uma carta de intenções de 180 milhões de dólares com o despachante digital Flexport. A balsa de célula combustível e o primeiro navio movido a hidrogênio do mundo já estão em funcionamento.