O SUV elétrico da Jeep foi o protagonista do plano Stellantis "Dare 2030", bem como o único carro antecipado durante a coletiva de imprensa onde o CEO, Carlos Tavares, mostrou como será o futuro do Grupo. Naturalmente um futuro elétrico que incluirá todas as marcas do grupo.
E o primeiro SUV elétrico compacto da Jeep é este modelo que está sendo chamado de "Baby Renegade" e aparece sem nenhuma camuflagem nestas fotos de um flagra durante a sessão de filmagens.
Do Renegade, porém, parece aproveitar pouco, com um estilo pessoal que, principalmente na traseira, renuncia às linhas verticais preferindo uma tendência mais suave, mas sem se render ao mundo SUV-cupê, a febre do momento.
Mas o típico DNA Jeep, no entanto, está lá, a partir das clássicas sete barras que compõem o painel frontal, agora fechado. Sim, porque, como antecipado, o "Baby Renegade" será o primeiro Jeep 100% elétrico da linha. Mérito - ao que parece, não há confirmações oficiais - da plataforma e-CMP de origem PSA que também deve ser aproveitada nas variantes das marcas Fiat e Alfa Romeo, com as quais o novo SUV da Jeep também compartilhará a fábrica polonesa da Tychy.
Uma verdadeira revolução para a montadora, que com o modelo recém-chegado irá explorar segmentos de mercado inéditos e motores antes impensáveis, destinados a suplantar os tradicionais motores a combustão em toda a linha. Isso inclui o Wrangler, o primeiro a ser apresentado em uma versão 100% elétrica (chamada Magneto), ainda que de forma conceitual.
As fotos reveladas ainda não permitem fazer estimativas precisas das dimensões do novo SUV elétrico Jeep. Mas considerando que ele estará posicionado abaixo dos 4,23 metros do Renegade, esperamos um comprimento entre 4,10 e 4,15 metros, de modo a evitar a canibalização interna.
Claro, os preços serão mais baixos, com a gama de motores que poderia ser combinada com versões puramente a gasolina, sem eletrificação, a menos que o novo "híbrido médio" da linha Renegade, Compass e Alfa Romeo Tonale encontre espaço na arquitetura de origem francesa. Mas tudo é especulação por enquanto e teremos que esperar mesmo pela apresentação oficial.
Quanto ao sistema de propulsão, deve ser o mesmo adotado pelos vários carros elétricos de modelos das marcas Stellantis: Peugeot e-2008, DS 3 Crossbak e Opel e-Mokka: um único motor elétrico de 100 kW (136 cv) na dianteira e uma bateria de 50 kWh, para um alcance de pelo menos 340 km.
A chegada nas concessionárias do "Baby Renegade" é esperada para o primeiro semestre de 2023, com apresentação oficial que também pode ocorrer até o final de 2022, para preparar o terreno para mais 2 modelos elétricos a bateria que chegam até 2025.
Inicialmente cotado para o Brasil, o primeiro carro elétrico da Jeep não está nos planos para o país, ao menos nesse primeiro momento. A própria marca deixou isso claro ao falar de sua estratégia para o nosso mercado, mas isso pode mudar e vamos acompanhar de perto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Novo Jeep Wagoneer S 2024 elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais