Em maio de 2022, a CEO da General Motors, Mary Barra, confirmou o plano da montadora de retornar à Europa depois de deixar a região em grande parte em 2017, quando vendeu a Opel e a Vauxhall para o Grupo PSA da França, agora parte da Stellantis.
Na época, Barra disse que o retorno europeu da GM seria como uma montadora somente de carros elétricos, o que é lógico considerando a proibição da UE de carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035. A GM estabeleceu um novo braço europeu no final do ano passado e está atualmente se preparando para um retorno com uma linha totalmente elétrica.
Agora temos uma imagem mais precisa de como será a linha europeia da GM por meio do diretor da GM Europe, Mahmoud Samara.
Falando com a Autocar, o executivo disse que o plano da GM para a Europa deve ser anunciado no início do próximo ano. Embora não mencionasse metas ou volumes de vendas esperados, Samara disse que a GM se sente "muito confiante de que seremos um competidor substancial" no mercado.
Ele observou que a rápida adoção de veículos elétricos na Europa e no Reino Unido em comparação com os EUA foi um fator-chave na decisão da empresa de retornar ao Velho Continente.
"Com o que os clientes precisam na Europa e o que fizemos para transformar nossa empresa, sentimos que esta é uma oportunidade única para nós."
A abordagem da General Motors na região será diferente desta vez; em vez de se concentrar em marcas europeias, utilizará sua gama existente de marcas norte-americanas.
A montadora não forneceria detalhes, mas é provável que a Cadillac lidere o retorno europeu da GM com o SUV elétrico Lyriq. O novo GMC Hummer EV também poderia ser oferecido em quantidades reduzidas, segundo relatos, seguidos posteriormente por modelos Chevrolet de mercado em massa, como os SUVs Blazer EV 2024 e Equinox EV.
"A Chevrolet é uma marca global, a Cadillac é uma marca global, a Hummer é uma marca global, por isso temos marcas globais que são adequadas para o propósito. O que é tão bonito na transição para EVs é a flexibilidade que podemos oferecer com essas plataformas. Será adequado para o propósito na Europa."
Samara acrescentou que a GM atuará como uma startup, com a falta de uma divisão de legado, permitindo que ela empurre seus veículos elétricos mais facilmente. Por exemplo, a GM poderia adotar um modelo de vendas diretas, semelhante à Tesla, Polestar e Genesis, que pouparia um investimento substancial em uma rede de revendedores.
Os planos da GM para a Europa vão além dos veículos de passageiros elétricos, com a marca BrightDrop de entrega de última milha inclinada a oferecer produtos e serviços na região também.
Fonte: Autocar
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