A Cadillac comemorou recentemente o início oficial de produção do novo Cadillac Lyriq totalmente elétrico na linha de montagem da GM em Spring Hill, Tennessee (a maior instalação da GM na América do Norte). 

Trata-se do primeiro modelo Cadillac baseado na plataforma Ultium, que segundo a empresa "estabelece o padrão para o futuro da Cadillac". O Cadillac Lyriq é produzido junto com modelos convencionais, incluindo o Cadillac XT5, Cadillac XT6 e GMC Acadia. Mais veículos elétricos podem ser adicionados posteriormente, já que a capacidade total de produção da fábrica é estimada em cerca de 200.000 por ano.

Galeria: Cadillac Lyriq Production

As entregas para os clientes do Cadillac Lyriq Limited Edition devem começar no primeiro semestre deste ano. A empresa anunciou que, em 19 de maio, abrirá as reservas para o Lyriq, já que o lote inicial se esgotou em pouco mais de 10 minutos.

"As reservas para o Cadillac LYRIQ Debut Edition 2023 se esgotaram em pouco mais de 10 minutos em meados do ano passado, e a demanda continua crescendo. A Cadillac começará a receber pedidos adicionais para o LYRIQ 2023 em 19 de maio."

De acordo com o vice-presidente da Cadillac, Rory Harvey (via Automotive News), o interesse no Cadillac Lyriq é muito alto e cerca de 240.000 consumidores já demonstraram interesse no SUV elétrico de luxo que tem 483 km de autonomia. Reportagens não oficiais dizem que este ano a Cadillac pode produzir 25.000 exemplares do Lyriq.

Os investimentos da General Motors em Spring Hill, Tennessee, também incluem uma gigafábrica de bateria Ultium Cells de US$ 2,3 bilhões. É uma joint venture com a LG Energy Solution da LG Chem, que deve começar a produzir no final de 2023.

Assumindo uma capacidade de pelo menos 30 GWh por ano e uma bateria de 100 kWh na versão inicial do Cadillac Lyriq, deve haver baterias suficientes para 300.000 carros por ano. Potencialmente mais, dependendo do progresso/fornecimento de baterias das células Ultium de outras plantas.