Muita coisa mudou durante a transição para os carros elétricos. E isso começa com os projetos dos veículos. Muitos fabricantes de automóveis mudaram suas linhas de design até agora e começaram apresentar novas caras. Uma declaração sobre o assunto veio do diretor de design da Alfa Romeo, Alejandro Mesonero-Romanos.
Romanos disse em sua declaração que os projetos dos carros elétricos não devem ser diferentes. Falando à revista Top Gear, o chefe de design da Alfa Romeo disse que o processo de eletrificação muda apenas a forma como o carro se move. Ele enfatizou que o espírito e a personalidade nos desenhos devem ser preservados mesmo que um novo processo seja aprovado. Ele também disse que é ilógico para o projetista deixar explícito que um veículo é elétrico.
Na continuação do discurso, Romanos afirmou que deveria haver mudanças no projeto dos veículos elétricos da marca europeia devido a algumas obrigações. Entretanto, ele afirmou que os projetistas devem agir livremente enquanto projetam e refletem o espírito da marca para os veículos elétricos.
O fabricante italiano de automóveis Alfa Romeo introduzirá seu primeiro modelo de SUV elétrico na base Tonale em 2024. O primeiro modelo construído sobre uma plataforma totalmente elétrica deverá aparecer logo em seguida, em 2025.
A partir de 2027, como alguns dos principais fabricantes de automóveis, a montadora italiana planeja tornar-se uma marca que vende somente carros elétricos em regiões importantes como a Europa, a América do Norte e a China.
Conforme já foi adiantado, esses futuros veículos elétricos (e híbridos) devem ser produzidos na fábrica da Stellantis na Polônia, que também construirá modelos das marcas Fiat e Jeep.
Fonte: Top Gear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alfa Romeo Milano quer ser campeão de vendas e inicia era EV da marca
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Alfa Romeo Giulia renascerá como SUV elétrico de até 1.000 cv
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Este é o Alfa Romeo Tonale, o 1º SUV híbrido da história da marca
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis prioriza futuro elétrico com investimento de US$ 35 bi