Parece que não há limites para a Lucid Motors, que acaba de revelar seu modelo mais potente e que também é nada menos que o sedã de produção mais potente do mundo. Fazendo sua estreia pública no Quail Lodge durante a Semana do Carro de Monterey, o Lucid Air Sapphire é descrito pela montadora como o primeiro sedã elétrico de luxo do mundo.
Com três motores elétricos entregando mais de 1.200 cavalos de potência, freios em cerâmica de carbono, um kit de carroceria aerodinâmica e suspensão afinada para pista, o que provavelmente se tornará uma opção ao Tesla Model S Plaid.
Aqui estão apenas algumas especificações de desempenho: 0-96 km/h em menos de 2 segundos, 0-160 km/h em menos de 4 segundos, o 1/4 de milha em menos de 9 segundos e uma velocidade máxima superior a 200 mph (322 km/h). Lembre-se, esses números podem ser alcançados sem atualizações de equipamentos de custo adicional.
A propulsão por trás desses números fenomenais é o primeiro trem de força de três motores da Lucid com uma nova unidade de propulsão traseira de dois motores e uma unidade dianteiro de motor único.
Desenvolvidos e produzidos internamente pela Lucid, os motores incorporam o resfriamento do estator a microjato da empresa e o enrolamento por ondas. A unidade traseira de duplo motor também introduz a nova tecnologia de trocador de calor e aumento da vazão do líquido refrigerante. O sistema de bateria também é aprimorado para maior potência e lógica térmica ainda mais precisa.
Como resultado, o Lucid Air Sapphire oferece ainda mais potência do que os modelos de duplo motor mais potentes da marca, o Air Dream Edition Performance de 1.025 cv e o Air Grand Touring Performance de 1.065 cv.
Com mais de 1.200 cavalos de potência (potência final, torque e dados de autonomia serão anunciadas mais adiante), o Lucid Air Sapphire não é apenas o sedã elétrico mais potente do mundo — ele embala mais de 180 cavalos de potência acima do Tesla Model S Plaid — é o sedã de produção mais potente do mundo, considerando qualquer tipo de propulsão (elétrico ou a combustão).
Além de despejar montanhas de torque ao eixo traseiro, a unidade dupla de tração traseira também permite vetorização de torque, que tem várias aplicações interessantes. A vetorização do torque permite que os motores traseiros girem efetivamente a traseira do veículo, fornecendo torque para as rodas traseiras em direções opostas para promover a estabilidade tanto em linha reta quanto em curva.
A Lucid diz que seu sistema é mais rápido, mais silencioso e mais perfeito. Por exemplo, em curvas fechadas, a frenagem regenerativa é aplicada na roda interna enquanto aciona a roda externa, aumentando a rotação do veículo com tempos de resposta muito mais rápidos do que os sistemas RWS.
Para dar ao Air Sapphire um capacidade de frenagem que corresponda ao seu desempenho sensacional, a Lucid o equipou com freios maciços de cerâmica de carbono de série - um opcional de US$ 20.000 no Model S Plaid. O fabricante norte-americano diz que estes freios proporcionam "um poder de frenagem excepcional e contribuem para a resistência do Lucid Air Sapphire na condução de alto desempenho".
Além disso, o veículo recebe molas dianteiras e traseiras mais rígidas, ajustes exclusivos do amortecedor, buchas mais rígidas e um ajuste único para ABS, tração, controle de estabilidade e direção elétrica.
O Lucid Air Sapphire está montado sobre rodas Aero Sapphire mais largas e pneus Michelin PS4S dedicados, de tamanho 265/35R20 na dianteira e 295/30R21 na traseira. As rodas exclusivas possuem capas de disco removíveis de fibra de carbono, que dizem otimizar ainda mais a eficiência aerodinâmica do carro.
De uma perspectiva visual, você reconhecerá o Lucid Air Sapphire graças a seu kit aerodinâmico mais robusto, porém sutil, que consiste de um spliter frontal, spoiler ampliado, difusor traseiro generoso e rodas de 21", bem como a pintura exclusiva Sapphire Blue complementada pelo pacote Stealth Look de série.
No interior, o Air Sapphire introduz um novo tema interior chamado Sapphire Mojave que inclui novos assentos esportivos altamente reforçados, estofados em couro preto aparado com costura contrastante em Alcântara Black e Sapphire Blue. Embora projetados para condução dinâmica, afirma-se que os assentos ainda proporcionam conforto adicional, apresentando funcionalidade de aquecimento, resfriamento e massagem.
Os encostos de cabeça ostentam o logotipo do urso Lucid (uma dica sobre as origens californianas da marca), o painel e as portas são decorados com folheados de madeira escura Mojave, enquanto o volante e a estrutura superior do teto do teto padrão Glass Canopy são aparados em Alcântara preto.
A Lucid oferecerá o Air Sapphire como um modelo de produção limitada, com produção programada para começar na primeira metade de 2023 e entregas logo em seguida. O preço inicial é de US$ 249.900 (R$ 1,3 milhão) nos Estados Unidos.
O Air Sapphire representa o lançamento de uma divisão totalmente nova focada em desempenho dentro da Lucid, com variantes adicionais Sapphire a serem disponibilizadas para todos os modelos futuros.
Fonte: Lucid Group
RECOMENDADO PARA VOCÊ
1ª fábrica de automóveis da Arábia Saudita é inaugurada pela Lucid Motors
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Lucid inaugura sua 1ª concessionária de carros elétricos na Arábia Saudita
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Sedã elétrico de luxo Lucid Air tem início de produção em série
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Sedã elétrico Lucid Air registra recorde de 836 km de autonomia