O novo Nissan Ariya 2023 foi apresentado no Brasil pela primeira vez. Revelado globalmente em 2020, o SUV elétrico foi exposto durante o evento Nissan Innovation Week, realizado em São Paulo (SP) nesta terça-feira e que apresentou o plano estratégico global da marca japonesa, focado em tecnologia e eletrificação.
Com pretensões globais, o primeiro SUV elétrico da Nissan já consta, inclusive, no cadastro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em um registro que ocorreu precocemente, logo após a estreia global do modelo há cerca de dois anos.
Marcando uma nova fase na eletrificação dos modelos da montadora japonesa, o Nissan Ariya é amplo, sendo bem maior que um Kicks, por exemplo, e até mesmo que um Qashqai: mede 4.645 mm de comprimento e possui entre-eixos de 2.776 mm, o que garante um excelente espaço interno.
O interior é moderno e tem linhas limpas, se destacando também pelo painel equipado com duas grandes telas: sistema de entretenimento e quadro de instrumentos (ambas com 12,3"). Há poucos botões (as funções são em sua maioria configuradas na tela e por voz) e bancos com a tecnologia 'gravidade zero'.
Os conteúdos do Nissan Ariya incluem o Nissan Intelligent Mobility, o sistema de assistência ao motorista ProPILOT Assist 2.0 e também o e-Pedal. Também de série é o pacote Nissan Safety Shield 360, um conjunto de tecnologias de segurança e uma interface que permite que os clientes usem a voz para ajustar as configurações do carro e o veículo ainda inclui a assistente Alexa da Amazon para ajudar os clientes a organizar tarefas.
Baseado na arquitetura CMF-EV, o Nissan Ariya tem duas opções de propulsão: a primeira possui um motor elétrico de 160 kW (217 cv) e 30,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, enquanto a segunda conta com duas unidades elétricas para um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.
As duas variantes podem ser combinadas com os pacotes de baterias de 63 kWh ou 87 kWh. A autonomia na versão com tração dianteira fica entre 450 km e 610 km, dependendo da bateria escolhida. Já com tração integral, este número fica entre 430 km e 580 km, segundo o ciclo de testes no Japão.
Desde a época do lançamento o Nissan Ariya é um modelo cotado para o Brasil. No entanto, a marca japonesa nunca deu uma confirmação oficial ou mesmo datas. Agora, com a exposição do SUV elétrico aqui pela primeira vez, questionamos novamente sobre a data de lançamento e continuamos sem resposta.
De fato, o Nissan Ariya sofreu uma série de atrasos em seu cronograma de lançamento. Inicialmente estava previsto para estrear no final de 2021, mas as entregas só começaram em maio de 2022 no Japão. Agora, o modelo começa a chegar ao Reino Unido e espera-se que os demais clientes europeus comecem a receber os veículos nas próximas semanas, seguidos pelos compradores dos EUA, mais para o fim do segundo semestre.
Tudo isso contribui para a incerteza sobre a data de estreia por aqui, considerando que, na prática, o modelo mal começou a ser entregue aos primeiros clientes. Ele virá, só não sabemos quando.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?