A BYD anuncia a entrega de mais um lote de ônibus elétricos urbanos. São 20 veículos que irão circular na região metropolitana de Salvador (BA), tornando a capital baiana a cidade com a maior frota de ônibus elétricos do país, superando São Paulo (18) e São José dos Campos (12). 

De acordo com o comunicado da BYD, a previsão é de que os primeiros veículos elétricos comecem a circular a partir de Setembro. Trata-se do primeiro lote de ônibus elétricos da Bahia, que está entre as cinco iniciativas brasileiras que mais avançam na implementação de veículos de energia limpa no transporte público.

Marcello Schneider, diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil, afirma que a companhia leva vantagem sobre outras montadoras instaladas no Brasil.

“A BYD é fornecedora dela mesma de todos os equipamentos, bateria, trem de força, tudo que é feito para os ônibus é feito de forma vertical pela BYD, ela produz os próprios componentes”, afirma Marcello.

Galeria: BYD ônibus elétricos

Além de desfrutar das vantagens comuns a veículos elétricos, como a economia operacional, além do silêncio à bordo, um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano. Para efeito de comparação, um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.

“Estamos entregando o que há de melhor e mais moderno para a Bahia que já tem esse compromisso em melhorar a capacidade e a eficiência do transporte público”, afirma Marcello Von Schneider.

Os 20 ônibus elétricos da frota de Salvador são do modelo padron D9W (piso baixo) e contam com carroceria Marcopolo. A autonomia é de até 250 km com uma carga, dependendo da configuração. 

A Marcopolo, aliás, anunciou recentemente o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico. A empresa aproveitou o Lat.Bus 2022, realizado no mês passado em São Paulo (SP), para mostrar ao público o Marcopolo Attivi, um modelo com chassi próprio e propulsão totalmente elétrica.