A Stellantis continua atualizando a sua linha de carros elétricos com o motor de 115 kW (156 cv). Depois do novo Peugeot e-308 e do DS 3, agora é a vez do Peugeot e-208 recebe a nova unidade. Surpreendentemente, no entanto, a bateria com maior capacidade não foi anunciada.
Segundo a Peugeot, o sistema de armazenamento de energia é uma "bateria de íons de lítio de 50 kWh com capacidade útil de 48,1 kWh da última geração". No modelo anterior uma bateria de 50 kWh alimentava o sistema, sendo que a Stellantis nunca declarou se era capacidade bruta ou líquida. De qualquer forma, a bateria do novo e-208 é menor que a Peugeot e-308 e DS 3 E-Tense, ambos recebendo uma bateria com 54 kWh brutos e 51 kWh líquidos.
O novo motor elétrico aumenta a potência do carro elétrico compacto da Peugeot de 100 para 115 kW, enquanto o torque permanece inalterado em 26,5 kgfm. Mas o consumo de energia cai significativamente – de 15,5 a 16,0 para apenas 12 kWh/100 km. Isso aumenta a autonomia de um máximo de 362 a até 400 km. A Peugeot não detalhou quais modificações aumentaram significativamente a eficiência.
Em vez disso, o fabricante aponta para as melhorias que o e-208 recebeu no final de 2021. Naquela época, o alcance aumentou de 340 para 362 km. Isso foi possível graças a uma nova bomba de calor e um sensor climático associado, que visa reduzir o consumo de energia, especialmente no frio. Além disso, o carro tem pneus classe A mais eficientes em termos de consumo, bem como uma relação de transmissão diferente. Esses elementos são mantidos na nova versão.
Agora apenas carregamento em fase única com 7,4 kW como padrão
Antes o carregamento era feito com até 11 kW em corrente alternada e 100 kW em corrente contínua. No futuro, a versão básica aparentemente só carregará com um máximo de 7,4 kW em corrente alternada e o carregador de 11 kW só estará disponível como opcional, mas com corrente contínua e 100 kW permanece. O tempo de carregamento também permanece aproximadamente constante: um estado de carga de 20 a 80% deve levar menos de 25 minutos. Até agora, "cerca de 30 min" foi declarado para 0-80%.
Como de costume, você pode escolher entre os três modos de condução: Eco, Normal e Sport através de um botão no console central. Com outra tecla (antes chamada B), a regeneração pode ser intensificada.
O novo Peugeot e-208 será lançado "em 2023"; A Peugeot não deu mais dados. Além disso, os preços ainda não foram revelados. No site da montadora, a versão antiga com 100 kW de potência de acionamento ainda pode ser configurada. Começa com a Allure por 35.350 euros. As versões de luxo Allure Pack e GT custam 36.050 e 37.800 euros, respectivamente.
No Brasil, onde o mesmo modelo se chama Peugeot e-208 GT, os preços partem de R$ 264.675. Assim que ele for atualizado na Europa, as melhorias em potência, eficiência e autonomia também devem chegar por aqui.
Desde o seu lançamento em 2019, quase 110.000 unidades do Peugeot 208 elétrico foram produzidos. Desde o início de 2022, segundo a Peugeot, o carro é "líder no segmento B elétrico na Europa" e ocupa o 1º lugar entre todos os veículos elétricos vendidos na França.
Fonte: Peugeot
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