Muitas pessoas ainda torcem o nariz para os carros elétricos, principalmente, por falta de infraestrutura. Agora imagine fazer uma expedição com um carro elétrico por desertos, regiões inóspitas e que até mesmo é difícil encontrar combustíveis fosseis. Imagine isso a bordo de um carro elétrico.
O aventureiro britânico Chris Ramsey não apenas imaginou como encarou o desafio. Ele foi o primeiro, e único, a se registrar no Rally da Mongólia com um carro elétrico. O eleito foi o seu fiel escudeiro Nissan Leaf, de primeira geração, que tinha autonomia de aproximadamente 120 km com uma carga de bateria.
Para você ter uma ideia, o Rally da Mongólia é famoso por ter um ponto de partida e um de chegada e só, sem roteiro, sem bases para descanso, sem infraestrutura e sem apoio. Com a sua esposa como co-piloto, Ramsey rodou mais de 16.000 quilômetros.
Recebemos Chris Ramsey na redação do InsideEVs. No vídeo acima, você acompanha a entrevista especial onde ele relata as principais experiências, aprendizados e o legado que deixou naquela região.
Ao todo foram 56 dias de expedição e 111 recargas. Mas afinal, como ele conseguiu recarregar o seu Leaf no meio do nada? Sem pontos de recarga? Sem infraestrutura? As respostas para estas perguntas estão bem detalhadas na entrevista, e surpreendente, a resposta é bem simples. Vale a pena conferir essa história fantástica.
Depois de 16.000 km entre os continentes asiáticos e europeus, agora será a vez de 27.000 quilômetros pelos continentes americanos. Chris Ramsey vai encarar um novo desafio partindo do Polo Norte magnético ao Polo Sul. O fiel escudeiro nesta jornada não será o Leaf, mas o novo Nissan Ariya.
Nissan Ariya e Chris Ramsey
Ramsey vai encarar, além de paisagens glaciais nevadas, a subidas de montanhas e dunas do deserto com temperaturas entre -30ºC e +30ºC. Será a primeira vez que um carro elétrico partirá do Ártico e chegará até a Antártida, passando pelas Américas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf: nova geração terá início de produção em março de 2025
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Nissan Leaf: assinatura se torna única opção para ter o elétrico no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo Nissan Leaf 2025: tudo o que sabemos
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Nissan Leaf: carro elétrico pioneiro tem produção encerrada na Europa