O Volvo EX90 2023 já foi revelado, se estabelecendo como o carro-chefe da marca construído em uma plataforma dedicada para veículos elétricos. A Volvo realizou uma longa estreia que foi transmitida online, detalhando o grande SUV de 7 lugares, mas houve uma surpresa no final do evento.

Um vídeo de encerramento mostrou o EX90 em silhueta com um segundo SUV, um bem menor na frente dele. Atrás de ambos, o ano de 2023 piscou brevemente em uma tela.

Galeria: Volvo EX90 (Fotos ao vivo)

Claramente, a Volvo está dando uma prévia de seu segundo SUV elétrico dedicado. Isso foi confirmado pelo CEO da Volvo, Jim Rowan, no final da apresentação, que aconselhou as pessoas a olhar de perto para o vídeo final do EX90 para "talvez" ver outra coisa. Ele concluiu dizendo que "isso é para outro dia".

Pela silhueta, podemos ver que o novo modelo é definitivamente menor que o EX90. Ele também apresenta lanternas semelhantes ao EX90, e o contorno sugere um teto alto semelhante aos modelos XC da empresa versus uma forma mais elegante e crossover.

Claro, a Volvo já tem um SUV totalmente elétrico menor no XC40 Recharge, mas este modelo parece maior e seu design de lanterna é completamente diferente. Além disso, o XC40 Recharge compartilha seus fundamentos com o XC40 movido a combustão. Os novos veículos elétricos da Volvo daqui para frente devem ter suas próprias plataformas elétricas, como o EX90.

Agora que conhecemos a nova nomenclatura EX da Volvo, um EX60 se encaixa perfeitamente neste cenário, mas o modelo do teaser também pode ser o SUV elétrico compacto de entrada - não dá pra descartar. A Volvo também se comprometeu a lançar dois novos SUVs elétricos nos próximos anos, parte do plano da empresa de ser totalmente elétrica até 2030.

Se for algo parecido com o EX90, espere todos os tipos de tecnologia com estilo Volvo evolutivo, tudo construído em uma plataforma elétrica dedicada. A Volvo chama o EX90 de "um computador altamente avançado sobre rodas", incorporando software 3D complexo e uma série de assistências ao motorista. Os motores elétricos duplos oferecem até 517 cv (370 kW), com um alcance estimado de 600 km.