Este é o novo Toyota Prius 2023. Primeiro carro híbrido produzido em massa desde 1997, o modelo teve a missão de atrair a atenção do público para um automóvel com foco em consumo mais eficiente e com baixas emissões. Sempre considerado "esquisito" e com visual polêmico, o modelo chega à quinta geração que, além ter um estilo moderno e enfim bonito, promete ser ainda mais eficiente, tecnológico e potente.
O novo Toyota Prius 2023 será apresentado na Europa exclusivamente como um híbrido plug-in, equipado pelo motor a gasolina 2.0 eletrificado que entrega até 223 cv de potência. Sua bateria de íons de lítio tem 13,6 kWh, o que promete aumentar a autonomia elétrica em 50% em relação ao modelo atual. Isto significa que os 50 km do Prius atual podem subir para 75 km no modo com zero emissões no novo Prius Plug-in Hybrid.
O estilo do novo Toyota Prius é sem dúvida um dos pontos mais marcantes. Sem a tradicional "quebra" na tampa traseira, o seu visual é caracterizado por linhas evoluídas sobre o estilo histórico do carro em forma de cunha e, segundo a Toyota, ficou ainda mais aerodinâmico. Mesmo sem o dado oficial Cx, as formas do novo Prius são ainda mais racionalizadas do que o modelo que o antecedeu, o qual detém o excelente Cx de 0,24.
Uma linha ininterrupta conecta o capô dianteiro, o para-brisas e o teto e se encerra na traseira truncada, como nos ensinam as melhores escolas de aerodinâmica, e até a maçaneta da porta traseira está integrada na coluna de modo a não perturbar o fluxo de ar à volta do carro.
O resultado é um Prius de cinco portas que, comparado com a quarta geração, tem um teto que é 5 cm mais baixo e uma largura aumentada em 2,5 cm. A distância entre eixos também cresceu, ficando 5 cm maior, enquanto o comprimento total do novo Prius foi reduzido em 4,6 cm. Dando um toque mais sofisticado e até, quem diria, esportivo, as rodas podem ter até aro de 19 polegadas.
Na frente, tudo novo. Este novo Toyota interpreta o design 'hammerhead' com o conjunto óptico integrado inspirados nos conceitos elétricos da linha bZ, tal como a traseira com uma faixa de luz tridimensional de LED com o logotipo Prius no centro.
Tudo é novo também na parte interna do Prius 2023. O painel tem novo desenho trazendo uma boa integração com a grande tela da central de informação e entretenimento - com 12,3 polegadas. Nela está o sistema Toyota Audio Multimedia que passa a ser capaz de receber atualizações remotas Over-the-Air.
Falando especificamente do posto de comando do condutor, o painel de instrumentos concentra todas as informações em uma tela LCD TFT de 7" posicionada no alto, diretamente no campo de visão do condutor, e capaz de enviar alertas com alterações de iluminação e cor ligados a notificações do Toyota Safety Sense.
Repare que o volante também é novo, mais "robótico, cheio de botões. Passando para o console central, o seletor de marchas também muda, bem como os comandos do ar-condicionado, console central com compartimento de objetos entre os bancos e porta-copos.
De acordo com a Toyota, os itens opcionais incluem o inédito teto com painel fotovoltaico que pode gerar eletricidade gratuitamente a partir de uma fonte renovável por excelência: o sol.
Os novos Toyota Prius baseiam-se na plataforma TNGA-C de segunda geração, que proporciona um centro de gravidade e posição de condução ainda mais baixos, peso reduzido, dinâmica de condução melhorada e posicionamento otimizado da bateria que aumenta a capacidade do porta-malas.
O sistema híbrido de quinta geração consiste num motor TNGA 2.0 litros de 148 cv acoplado a um novo motor elétrico de 160 cv, elevando a potência combinada para 223 cv, significativamente superior aos atuais 122 cv do Prius Plug-in Hybrid. Com certeza, isso resultará na possibilidade de condução mais dinâmica com tempos de aceleração melhores.
Outra novidade na linha Prius é que pela primeira vez tem uma bateria de íons de lítio instalada sob o banco traseiro, substituindo a bateria anterior de níquel-hidreto metálico.
A Toyota suspendeu a importação do Prius meses atrás e agora temos a explicação. O Prius está nos planos da marca para o Brasil, sendo o modelo responsável por levar a bandeira da eletrificação. Mesmo com os modelos híbrido flex no país, o Prius é o único desenvolvido exclusivamente para entregar a máxima eficiência com powertrain exclusivamente eletrificado.
Em visita recente à fábrica da marca em Sorocaba, executivos confirmaram que a retomada de importação do Prius aconteceria em 2023. A resposta para esta "demora" está justamente nesta nova geração: chegará completamente renovado. Será que desta vez teremos a versão híbrida plug-in por aqui?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Este é o Toyota GR Prius Concept com visual agressivo revelado em Le Mans
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota Prius com motor que queima hidrogênio pode chegar em 2025
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Toyota confirma que híbrido Prius tem vendas suspensas no Brasil
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Toyota Prius celebra 20 anos de trajetória com edição especial