Projetado e desenvolvido na China, o NIO ET7 é um modelo pensado para o mercado global, sendo ainda o terceiro carro da startup chinesa. Agora a boa notícia é que o sedã elétrico recebeu a nota máxima nos testes de segurança do Euro NCAP, alcançando assim as cobiçadas 5 estrelas. O sedã chinês foi bem também no Green NCAP, entidade que avalia o consumo e as emissões de poluentes dos carros, atribuindo uma pontuação a cada parâmetro individual.
Começando pela segurança, o novo NIO ET7 se saiu muito bem nos testes de segurança do Euro NCAP, pois conseguiu 91% na proteção para os ocupantes adultos e 87% de proteção de crianças. O modelo também alcançou 95% na avaliação dos itens de assistência a segurança, enquanto que na proteção para pedestres na estrada a porcentagem foi de 73%. Esses números conquistados obtidos na avaliação da entidade europeia são muito bem-vindos ao sedã chinês, que já está à venda na Europa.
Além dos testes de colisão, o Euro NCAP avalia também os sistemas avançados de segurança de cada veículo, à exemplo dos sistemas que acabam ajudando a evitar ou reduzir o impacto em colisões. Segundo a startup chinesa NIO, seus carros elétricos utilizam materiais “inovadores e de alta resistência”, bem como contam com um design estrutural – que utilizam barras dianteiras e laterais, além de uma coluna B reforçada concebida em uma única peça.
“Com todos os recursos ativos e de segurança de série, o ET7 da NIO foi projetado para oferecer aos seus usuários, onde quer que estejam no mundo, os mais altos níveis de segurança. Proporcionar tranquilidade aos usuários é crucial para a experiência do usuário. Desde o início, queríamos ir além da obtenção de resultados de testes e, por meio de nossa P&D, encontrar soluções para ir além. Se melhorar a segurança, vale a pena fazer”, disse Danilo Teobaldi, vice-presidente de Engenharia de Veículos da NIO.
Além de obter nova máxima no teste de segurança do Euro NCAP, o sedã NIO ET7 também conquistou as 5 estrelas no Green NCAP. Na avaliação de eficiência energética e emissões de carbono, o sedã chinês ficou nada menos do que na primeira colocação do ranking geral, praticamente empatado com Tesla Model 3 e Renault Megane E-Tech. Nas avaliações, o ET7 conquistou a nota 10/10 em ar limpo; 9,4/10 em eficiência energética e 9,6/10 em índice de gases de efeito estufa.
Equipado com dois motores e tração integral, o NIO ET7 tem 650 cv e bateria de 100 kWh em sua versão topo de gama, o que segundo a empresa garante autonomia de 1.000 km. No teste laboratório WLTC+ do Green NCAP, o ET7 correspondeu exatamente à autonomia declarada. De acordo com a entidade, “o teste de capacidade da bateria é realizado com carregamento CA de 11 kW e a capacidade disponível determinada é de 92,5 kWh”. Com isso, o órgão disse que o “número está abaixo do valor oficialmente anunciado, mas é compensado por um consumo ligeiramente inferior ao declarado”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Euro NCAP reprova sistema ADAS do BYD Yuan Plus
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Coreia do Sul na linha de frente para apagar incêndios em carros elétricos