O novo Jeep Avenger terá 408 km de alcance na versão totalmente elétrica. Apresentado ao mundo em setembro e cotado para o Brasil, embora ainda não confirmado, o SUV elétrico posicionado abaixo do Renegade teve mais detalhes revelados nesta semana.
Com porte compacto, o Avenger será o menor veículo da montadora norte-americana e terá a missão de abrir caminho rumo à uma linha de carros elétricos. Na Europa ele será lançado apenas com tração dianteira, mas outros mercados terão acesso a uma versão de tração integral num futuro próximo.
Atração da Stellantis no Salão de Paris, o SUV elétrico de entrada será construído na fábrica de Tychy na Polônia e exportado para vários mercados globais. Como dissemos no início, ainda não está confirmado para o Brasil, mas executivos do grupo em Paris disseram ao Motor1 Brasil que se o modelo for realmente lançado aqui, será com produção nacional - entendemos que seria o caso dos modelos com motores flex (o elétrico poderia vir importado).
Em termos de propulsão, o Avenger será equipado com o novo motor de 115 kW (156 cv) e 26,5 kgfm de torque, que estreou recentemente no novo Peugeot e-308 e também estará no Peugeot e-208 a partir do ano que vem. A unidade montada no eixo dianteiro é alimentada pela nova bateria de 54 kWh refrigerada a líquido, que é suficiente para um alcance de 408 km no ciclo de teste WLTP.
A recarga pode ser feita a até 100 kW a partir de um carregador rápido DC, o que deve ser suficiente para recuperar o estado de carga de 20 a 80% em 24 minutos, a uma taxa de cerca de 30 km a cada 3 minutos.
Medindo 4.08 metros de comprimento, o Avenger fica abaixo do Renegade, que possui a partir de 4,23 metros, confirmando sua proposta de veículo compacto. No entanto, a capacidade do porta-malas será de 380 litros, um número digno de carros médios (o Renegade fica entre 314 e 385 litros).
A gama de versões e equipamentos ainda não foi divulgada, mas durante o Salão de Paris a Jeep mostrou o estudo Avenger 4×4 Concept, que antecipa a versão de tração integral do SUV compacto. A chegada às lojas da Europa está prevista para o início de 2023, com os demais mercados globais vindo em seguida.
Não resta dúvida que seria uma opção interessante para o Brasil, mas antes teremos que entender um pouco melhor a estratégia de eletrificação da Stellantis como um todo, para que não haja canibalização entre os veículos elétricos das diferentes marcas do grupo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Jeep Wagoneer S 2024 elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais