O novo Jeep Avenger terá 408 km de alcance na versão totalmente elétrica. Apresentado ao mundo em setembro e cotado para o Brasil, embora ainda não confirmado, o SUV elétrico posicionado abaixo do Renegade teve mais detalhes revelados nesta semana. 

Com porte compacto, o Avenger será o menor veículo da montadora norte-americana e terá a missão de abrir caminho rumo à uma linha de carros elétricos. Na Europa ele será lançado apenas com tração dianteira, mas outros mercados terão acesso a uma versão de tração integral num futuro próximo.

Galeria: Jeep Avenger 2022 - Fotos oficiais

Atração da Stellantis no Salão de Paris, o SUV elétrico de entrada será construído na fábrica de Tychy na Polônia e exportado para vários mercados globais. Como dissemos no início, ainda não está confirmado para o Brasil, mas executivos do grupo em Paris disseram ao Motor1 Brasil que se o modelo for realmente lançado aqui, será com produção nacional - entendemos que seria o caso dos modelos com motores flex (o elétrico poderia vir importado). 

Em termos de propulsão, o Avenger será equipado com o novo motor de 115 kW (156 cv) e 26,5 kgfm de torque, que estreou recentemente no novo Peugeot e-308 e também estará no Peugeot e-208 a partir do ano que vem. A unidade montada no eixo dianteiro é alimentada pela nova bateria de 54 kWh refrigerada a líquido, que é suficiente para um alcance de 408 km no ciclo de teste WLTP.

Jeep Avenger 2022 - edição especial

A recarga pode ser feita a até 100 kW a partir de um carregador rápido DC, o que deve ser suficiente para recuperar o estado de carga de 20 a 80% em 24 minutos, a uma taxa de cerca de 30 km a cada 3 minutos.

Medindo 4.08 metros de comprimento, o Avenger fica abaixo do Renegade, que possui a partir de 4,23 metros, confirmando sua proposta de veículo compacto. No entanto, a capacidade do porta-malas será de 380 litros, um número digno de carros médios (o Renegade fica entre 314 e 385 litros).

A gama de versões e equipamentos ainda não foi divulgada, mas durante o Salão de Paris a Jeep mostrou o estudo Avenger 4×4 Concept, que antecipa a versão de tração integral do SUV compacto. A chegada às lojas da Europa está prevista para o início de 2023, com os demais mercados globais vindo em seguida.

Não resta dúvida que seria uma opção interessante para o Brasil, mas antes teremos que entender um pouco melhor a estratégia de eletrificação da Stellantis como um todo, para que não haja canibalização entre os veículos elétricos das diferentes marcas do grupo.