O futuro Citroën C3 elétrico será um modelo bastante competitivo no segmento zero emissão. A inédita versão zero emissão do carro compacto deverá se chamar Citroën e-C3 e chegar ao mercado como o carro elétrico mais barato do grupo Stellantis.
Recentemente, o CEO Carlos Tavares confirmou que o modelo compacto realmente terá uma versão 100% elétrica em breve. Ele está sendo desenvolvido no centro técnico de Chennai, na Índia, o primeiro mercado a receber a novidade, mas também chegará à Europa e outros países.
Mas falando em termos globais, a marca francesa já trabalha na próxima geração do C3, que pode ser exclusivamente elétrica e terá visual inspirado no conceito Oli. No Salão de Paris, o diretor de marketing da empresa Citroën, Laurent Berria, deixou claro que a empresa está trabalhando pesado nesta nova geração do compacto que terá como missão "tornar a mobilidade elétrica acessível".
Esse futuro C3 baseado no conceito vai demorar um pouco mais pra chegar ao mercado e será mais refinado, sendo destinado à Europa. Especula-se ainda que essa nova geração seja vendida exclusivamente na versão elétrica. No Velho Continente, os dois C3 elétricos poderiam conviver, um com proposta popular e o outro mais moderno.
O Oli Concept apresentado em Paris tem uma bateria de 40 kWh que, graças ao seu baixo peso de menos de 1.000 kg pode levá-lo até 400 km com uma carga. Isso é alcançado graças a um consumo muito baixo de eletricidade de 10 kWh/100 km, ou cerca de 10 km/kWh, graças ao baixo peso - a velocidade máxima é limitada a 110 km/h.
Voltando ao C3 elétrico 'Made in India', que está a poucos meses de estrear, ele já chegará ao mercado com preço mais acessível se comparado aos outros carros elétricos de acesso das marcas Stellantis, como o Peugeot e-208, Fiat 500e e Opel Corsa-e.
As especificações ainda não foram reveladas, mas tudo indica que o modelo será oferecido em configuração única de motor elétrico e diferentes opções de baterias. Nas versões de entrada, ele provavelmente virá com uma capacidade de 30,2 kWh alimentando um motor elétrico de cerca de 86 cv de potência. Números mais modestos que os entregues pelo conjunto elétrico 'padrão' da Stellantis: 136 cv de potência e 50 kWh de capacidade.
Nos últimos dias, vazou a informação na Índia de que o C3 elétrico custará 12.000 euros (cerca de 1 milhão de rupias), o equivalente a R$ 68.000 em uma conversão direta. Se confirmado, é um valor que o colocará como concorrente direto do Dacia Spring, a versão europeia do nosso Renault Kwid E-Tech.
Naturalmente, se vier para o Brasil custará bem mais caro que isso, mas ainda assim deve ficar abaixo do patamar de R$ 220.000 a R$ 250.000 dos elétricos 'menos caros' da Stellantis por aqui. Nesse caso, poderia ser uma boa opção para o Brasil?
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