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Este é o novo Astra 2023 na versão elétrica e com 416 km de alcance; veja fotos

Versão 100% elétrica terá o mesmo conjunto de propulsão do 'primo' Peugeot e-308

Opel Astra Electric (2023)

O novo Opel Astra elétrico foi revelado de forma oficial. Depois da versão híbrida plug-in, chegou o momento da marca alemã que pertence à Stellantis apresentar a primeira versão totalmente elétrica para o modelo que deixou sua marca na história da Opel. 

Esta nova geração, chamada de Astra L, começou a ser apresentada no início de 2022. Pela primeira vez na história, há também um híbrido plug-in e uma versão elétrica de um modelo que estreou em 1991 na Europa. No Brasil, o Astra também escreveu sua história, sendo vendido como um modelo Chevrolet entre 1994 e 2011. 

Agora, finalmente chegou o momento de a marca alemã revelar as primeiras fotos da aguardada versão totalmente elétrica, nas variantes hatchback e perua. 

O novo Astra 100% elétrico tem o mesmo visual que as versões de motor de combustão e os híbridos plug-in. O que é novo, entretanto, é a nomenclatura: a Opel está se afastando do esquema de nomenclatura anterior (por exemplo, Corsa-e e Mokka-e) e batizando a novidade de Opel Astra Electric.

Baseado na plataforma EMP2, que também sustenta as versões híbridas de carros médios da Stellantis, o Astra elétrico tem as mesmas medidas da versão com motor a combustão: 4.374 mm de comprimento, 2.060 mm de largura, 1.441 mm de altura e 2.675 mm de distância entre eixos.

Opel Astra Electric (2023)

O sistema de propulsão consiste em um motor elétrico de 115 kW (156 cv) de potência e 27,5 kgfm de torque máximo alimentado por uma bateria com 54 kWh de capacidade (51 kWh líquidos). Pelos números de potência e capacidade informados, estamos falando do novo trem de força elétrico da Stellantis, que estará nos novos Peugeot e-308 e Jeep Avenger. 

Essa bateria consiste em 17 módulos e um total de 102 células, o que resulta em 6 células por módulo. Com base nas informações divulgadas para o Peugeot e-308, as células possuem a química NMC811, o que significa que óxidos de níquel, manganês e cobalto são usados no cátodo numa proporção de 8:1:1.

Opel Astra Sports Tourer Elétrico (2023)

O Astra Electric possui três modos de condução: Eco, Normal e Sport. A Opel não divulgou o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, da mesma forma como ocorreu com o e-308, enquanto a velocidade máxima é de 170 km/h. 

E assim como o Peugeot, o Astra elétrico tem autonomia declarada de 416 km com uma carga, sendo o consumo de energia surpreendente para um carro desse porte: apenas 12,7 kWh/100 km, que pode se tornar o recorde entre todos os modelos elétricos da Stellantis. 

A potência de carregamento é de 100 kW em corrente contínua, o suficiente para recuperar o estado de carga de 0 a 80% em cerca de 30 minutos. Em corrente alternada, há um carregador de 11 kW a bordo como item de série. 

Opel Astra Electric (2023)

O interior se destaca pelo painel com duas telas de 10" em posição vertical e posicionadas lado a lado (existe também uma opção com tela vertical) e tem um porta-malas com 422 litros de capacidade (1.339 litros com o banco traseiro rebatido), no caso do hatchback. 

O novo Opel Astra Electric estará disponível para encomendas a partir do primeiro semestre de 2023 na Europa e terá como concorrentes diretos modelos como o Peugeot e-308, Volkswagen ID.3 e Renault Megane Electric.

Especificações: Opel Astra Electric

  • Propulsão: provavelmente tração dianteira com 1 E-motor
  • Potência do sistema / torque do sistema: 115 kW / 27,5 kgfm
  • 0-100 km/h / Velocidade máxima: n.a. / 170 km/h
  • Consumo de energia WLTP: 12,7 kWh/100 km
  • Bateria / Alcance WLTP: 54 kWh / 416 km