O novo Opel Astra elétrico foi revelado de forma oficial. Depois da versão híbrida plug-in, chegou o momento da marca alemã que pertence à Stellantis apresentar a primeira versão totalmente elétrica para o modelo que deixou sua marca na história da Opel.
Esta nova geração, chamada de Astra L, começou a ser apresentada no início de 2022. Pela primeira vez na história, há também um híbrido plug-in e uma versão elétrica de um modelo que estreou em 1991 na Europa. No Brasil, o Astra também escreveu sua história, sendo vendido como um modelo Chevrolet entre 1994 e 2011.
Agora, finalmente chegou o momento de a marca alemã revelar as primeiras fotos da aguardada versão totalmente elétrica, nas variantes hatchback e perua.
O novo Astra 100% elétrico tem o mesmo visual que as versões de motor de combustão e os híbridos plug-in. O que é novo, entretanto, é a nomenclatura: a Opel está se afastando do esquema de nomenclatura anterior (por exemplo, Corsa-e e Mokka-e) e batizando a novidade de Opel Astra Electric.
Baseado na plataforma EMP2, que também sustenta as versões híbridas de carros médios da Stellantis, o Astra elétrico tem as mesmas medidas da versão com motor a combustão: 4.374 mm de comprimento, 2.060 mm de largura, 1.441 mm de altura e 2.675 mm de distância entre eixos.
O sistema de propulsão consiste em um motor elétrico de 115 kW (156 cv) de potência e 27,5 kgfm de torque máximo alimentado por uma bateria com 54 kWh de capacidade (51 kWh líquidos). Pelos números de potência e capacidade informados, estamos falando do novo trem de força elétrico da Stellantis, que estará nos novos Peugeot e-308 e Jeep Avenger.
Essa bateria consiste em 17 módulos e um total de 102 células, o que resulta em 6 células por módulo. Com base nas informações divulgadas para o Peugeot e-308, as células possuem a química NMC811, o que significa que óxidos de níquel, manganês e cobalto são usados no cátodo numa proporção de 8:1:1.
O Astra Electric possui três modos de condução: Eco, Normal e Sport. A Opel não divulgou o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, da mesma forma como ocorreu com o e-308, enquanto a velocidade máxima é de 170 km/h.
E assim como o Peugeot, o Astra elétrico tem autonomia declarada de 416 km com uma carga, sendo o consumo de energia surpreendente para um carro desse porte: apenas 12,7 kWh/100 km, que pode se tornar o recorde entre todos os modelos elétricos da Stellantis.
A potência de carregamento é de 100 kW em corrente contínua, o suficiente para recuperar o estado de carga de 0 a 80% em cerca de 30 minutos. Em corrente alternada, há um carregador de 11 kW a bordo como item de série.
O interior se destaca pelo painel com duas telas de 10" em posição vertical e posicionadas lado a lado (existe também uma opção com tela vertical) e tem um porta-malas com 422 litros de capacidade (1.339 litros com o banco traseiro rebatido), no caso do hatchback.
O novo Opel Astra Electric estará disponível para encomendas a partir do primeiro semestre de 2023 na Europa e terá como concorrentes diretos modelos como o Peugeot e-308, Volkswagen ID.3 e Renault Megane Electric.
Especificações: Opel Astra Electric
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Astra GSi elétrico? Hatch pode ter versão esportiva contra o VW ID.3 GTX
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Astra: versão 100% elétrica está confirmada para 2023
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Astra, que será híbrido plug-in, se prepara para a estreia
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Corsa elétrico ganha pintura especial para exaltar as mulheres