A transição para eletrificação está em ação na Mercedes-Benz e não atinge somente seus carros de passeio. Prova disso é que a marca alemã já tem em seu portfólio a Mercedes eSprinter, versão com motor 100% elétrico do furgão que já estabeleceu uma boa autonomia no uso real – que certamente é uma das preocupações para o uso de veículos comerciais elétricos. Mas parece que a tensão relativa a autonomia está sendo atenuada, pois um protótipo do furgão alcançou 474 km rodados com uma única carga na bateria.
De acordo com a Mercedes-Benz, um protótipo da eSprinter, que em breve entrará em produção e que será revelada por completo no final de fevereiro de 2023, conseguiu esse marco importante de conseguir rodar quase 500 quilômetros. Para isso, a marca alemã colocou o furgão para ser testado em situações reais de uso, ou seja, rodando em estradas - algo que foi realizado em 19 outubro passado e que certamente submete o veículo a condições mais severas do que em uma medição em laboratório, por exemplo. Porém, os testes se complementam e ambos têm sua importância para o desenvolvimento.
O trajeto que a Mercedes eSprinter percorreu inclui uma saída a partir do Museu Mercedes-Benz, localizado em Sttutgart, na Alemanha, e indo até o Aeroporto de Munique. É um percurso que teve ida e volta, e sem realizar qualquer tipo de recarga na bateria, segundo a marca das três estrelas. Em relação as condições de teste, a eSprinter viajou por uma rota que agregou de rodovias a avenidas, passando inclusive por locais de tráfego mais intenso como no centro da cidade. A Mercedes garante ainda que não escolheu uma rota mais eficiente para aumentar a autonomia do furgão.
A empresa alemã TÜV Süd AG foi quem certificou os números de consumo e a autonomia alcançada neste teste da Mercedes-Benz eSprinter. Assim, o consumo médio registrado foi de 21,9 kWh por 100 km, assim o furgão rodou 475 km com uma única carga na bateria, sendo que ainda havia uma autonomia de mais 20 km, segundo o computador de bordo certificado pela empresa.
O novo eSprinter será produzido na fábrica da Mercedes em Charleston (Carolina do Sul, EUA) e também na Alemanha, nas fábricas de Düsseldorf e Ludwigsfelde a partir do segundo semestre de 2023. Já em 2025 a plataforma Mercedes-Benz Vans Electric Architecture será lançada como uma plataforma EV adaptada para veículos comerciais, com todas as vans de médio e grande porte sendo feitas com essa base a partir do mesmo ano.
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