O carro elétrico mais barato à venda no Brasil atualmente é o Renault Kwid E-Tech, que custa R$ 146.990. Ainda é um valor alto considerando o preço médio dos carros por aqui, mas em outros países, principalmente na Ásia, já existem várias opções de modelos zero emissão mais baratos, o que está ajudando na popularização desse tipo de veículo.
No nosso caso, o mercado de carros elétricos está restrito a opções que em sua maioria custam acima dos R$ 250.000. Como ainda não temos um plano estratégico para a transição energética e poucos incentivos para os modelos de zero emissão, é improvável que nesse primeiro momento tenhamos modelos muito acessíveis, falando em algo abaixo da barreira dos R$ 100.000, embora isso possa ocorrer no médio e longo prazo.
Mas olhando para os grandes mercados asiáticos, a popularização da mobilidade elétrica está acontecendo principalmente por meio de modelos subcompactos e microcarros urbanos com preços acessíveis, ideais para o uso nas grandes cidades.
Com base nessa proposta, confira abaixo a lista com cinco carros elétricos que poderiam fazer sucesso por aqui.
A Caoa Chery já vende o iCar por aqui, mas na China foi lançado um novo modelo, batizado de Chery iCar Pro e que custa entre 89.900 e 112.900 yuans, o equivalente a R$ 66.900 e R$ 84.100 em uma conversão direta.
Esse novo microcarro elétrico mede 3,40 metros de comprimento, 1,68 metro de altura, 1,55 metro de largura e possui 2,16 metros de entre-eixos. Apenas como referência, ele é bem menor que modelos como o Fiat Mobi (3,59 m) e Renault Kwid (3,68 m).
Com interior simples, o carrinho urbano tem quadro de instrumentos digital com tela de 7" e sistema multimídia com tela de 12,9". Conectado, dá pra usar o smartphone como controle remoto do carro, sendo possível destravar a porta, baixar os vidros, procurar o veículo e ativar as funções de resfriamento / aquecimento.
Bem equipado para um carro deste porte, possui câmera de 360 graus, bancos com ajuste elétrico, carregamento sem fio para smartphones, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e os bancos traseiros rebatíveis.
Em termos de propulsão e baterias, são duas opções:
Sucesso absoluto de vendas na China, o Wuling Mini EV Hongguang é o modelo a ser batido no segmento dos micro carros elétricos. Até o momento, ele já vendeu mais de 600.000 unidades no maior mercado automotivo do mundo.
Seu trunfo é o preço bastante acessível: a partir de apenas 32.800 yuans, o equivalente R$ 24.500 em uma conversão direta.
Disponível com três opções de autonomia (120, 170 e 280 km) e quatro opções de baterias, sem contar as edições especiais, o MINI EV já enfrenta uma série de concorrentes, que apostam na mesma fórmula básica: dimensões compactas, interior versátil e boa oferta de versões e equipamentos.
Pensando para a cidade, o Mini EV mede apenas 2,91 metros de comprimento, 1,49 metro de largura, 1,62 metro de altura e possui distância entre-eixos de 1,94 metro. Mesmo com as dimensões modestas, o urbaninho elétrico pode acomodar até 4 passageiros e possui diversos porta-objetos na cabine, embora o porta-malas seja quase inexistente nessa configuração (com 2 passageiros são bons 741 litros).
Em termos de propulsão, o mini SUV da Wuling-GM é equipado com um motor elétrico de 20 kW (27 cv). A velocidade máxima é de 100 km/h e a bateria de 13,8 kWh totalmente carregada permite rodar até 170 km de acordo com a mídia chinesa.
Um dos primeiros carros elétricos acessíveis vendidos na Índia, o Tiago EV é baseado no modelo já existe com motor a combustão e custa a partir de 849.000 rúpias, o equivalente a R$ 53 mil em uma conversão direta.
Ele tem duas opções de baterias: um pequeno pacote de 19 kWh que dá ao veículo uma autonomia de 250 km e um pacote opcional de 24 kWh para até 315 km com uma carga completa. O alcance estimado é calculado pelo (Modified Indian Driving Cycle - MIDC), que é conhecido por ser menos preciso em comparação com o ciclo de teste WLTP.
Com uma bateria pequena, o Tiago EV também possui um motor menos potente, com 60 cv e 11,2 kgfm de torque. Já o modelo de longo alcance recebe um motor mais potente com 74 cv e também um pouco mais de torque, 11,6 kgfm, ambos disponíveis com frenagem regenerativa configurável.
Na versão mais equipada, o Tiago EV vem com ar condicionado automático, sensor de chuva e faróis com acendimento automático, além do controle de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros e câmera.
Pensado para o mercado de micro carros no Japão, o Nissan Sakura foi lançado há poucos meses e se tornou uma febre na terra do sol nascente, obrigando a Nissan a suspender os pedidos por falta de unidades para a entrega.
Ele é o novo carro elétrico de entrada da Nissan no Japão, tanto em termos de preço quanto de tamanho. Com um diâmetro de giro de apenas 4,8 metros, ele está pronto para enfrentar a selva urbana e mede apenas 3,39 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,65 metro de altura. Sua distância entre-eixos é de 2.495 mm, um ótimo número considerando o seu comprimento total.
Considerando o fato de ser um kei car, o Nissan Sakura é espaçoso e acomoda muito bem quatro pessoas, embora a capacidade no porta-malas seja de apenas 107 litros, um número baixo, mas dentro da média para o segmento. Leve para um carro elétrico, o lançamento da Nissan pesa apenas 1.070 kg.
Ele é impulsionado por um motor elétrico com 47 kW de potência (63 cv) e 19,9 kgfm de torque. A velocidade máxima de 130 km/h é boa considerando sua proposta estritamente urbana, enquanto a bateria de íons de lítio de 20 kWh gera energia suficiente para 180 km de autonomia pelo padrão local WLTC.
O Nissan Sakura tem três modos de condução: Sport, Standard e Eco, e também possui condução com um pedal para maior eficiência.
Com início de vendas programado para meados do ano no Japão, o Nissan Sakura está disponível em três versões e tem preços a partir de 1,78 milhões de ienes, ou R$ 67.000 em uma conversão direta.
Mais uma das opções disponíveis na China, o Lumin Corn é um carrinho simpático produzido pela Changan Automobile para brigar no segmento de mini carros elétricos. O Corn está disponível com 3 opções de baterias, com alcance de 155 km, 210 km e 301 km.
Seguindo a tendência de mini carros elétricos com visual mais 'lúdico', o modelo produzido pela Changan segue uma linha parecida com a da Chery, com o QQ Ice Cream, outro micro carro elétrico que foi lançado recentemente no gigante asiático.
O 'milho' mede 3.270 mm de comprimento, 1.700 mm de largura e 1.545 mm de altura, enquanto a distância entre-eixos é de apenas 1.980 mm. Mais encorpado que os rivais diretos, ele pesa 840 kg, ou seja, 175 kg a mais que o pioneiro Wuling Hongguang Mini EV.
Assim como a parte externa, o interior também é interessante. O painel aposta em formas minimalistas, mas não dispensa totalmente os botões físicos, como acontece com a maioria dos carros elétricos vendidos na China. No entanto, os botões são tão pequenos que podem ser confundidos com brinquedos e as principais funções ficam concentradas na tela sensível ao toque de 10,25". Por fim, há um quadro de instrumentos digital.
O trem de força é composto por um motor elétrico dianteiro de 41 cv que é suficiente para atingir a velocidade máxima de 100 km/h.
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