A Volkswagen inaugurou sua plataforma dedicada a carros elétricos MEB com o lançamento do VW ID.3. Com apenas três anos no mercado e cinco modelos baseados nesta arquitetura, a montadora alemã anuncia o passo seguinte, uma versão atualizada batizada MEB+ que terá uma nova configuração de baterias, maior autonomia e potência de carregamento.
Um divisor de águas para a Volkswagen no pós-Dieselgate, a plataforma MEB permitiu à montadora lançar a linha de carros elétricos ID, que já celebrou o marco de 500.000 unidades produzidas em um curto espaço de tempo.
Flexível, a plataforma projetada desde o zero para os veículos elétricos serve a uma ampla gama de opções de carroceria: a Volkswagen já lançou um hatchback (ID.3), o SUV (ID.4), SUV-cupê (ID.5), SUV de 7 lugares (ID.6) e uma van (ID. Buzz). Além disso, a marca irá apresentar em breve o primeiro sedã da família, antecipado pelo conceito ID Aero e com porte similar a um Passat.
Uma das características da plataforma MEB é conceito de bateria modular, que permite que a capacidade da bateria seja adaptada conforme as necessidades de cada modelo. No caso da família ID, a capacidade vai de 58 kWh a 77 kWh, com autonomia variando de 400 a 550 km, dependendo da configuração de trem de força.
O próximo passo é o desenvolvimento da MEB+, a versão atualizada da plataforma de carros elétricos que trará melhorias significativas em termos de preparação para a condução autônoma que deve estar disponível em breve.
A MEB+ usará a nova geração de baterias da Volkswagen – a chamada célula unitária ou célula prismática – que permitirá autonomia de até 700 km. A arquitetura atualizada também melhorará significativamente os tempos de carregamento, possibilitando potências de 175 a 200 kW para recargas ultrarrápidas no futuro, uma boa melhoria em comparação aos 135 kW atuais.
Além disso, a linha de carros elétricos baseados na MEB será ampliada rapidamente. A Volkswagen promete o lançamento de 10 novos modelos nesta base até 2026, incluindo o prometido carro elétrico barato de 25.000 euros (R$ 137.700), sem deixar de lado os segmentos de modelos esportivos e premium.
Curiosamente, a Volkswagen não disse nenhuma palavra sobre a SSP (Scalable Systems Platform), uma plataforma ainda mais avançada que deveria ficar pronta em 2026. Anunciada com uma substituta para a MEB, parece que a SSP irá doar alguns elementos para a MEB+, como as baterias prismáticas.
Rumores recentes indicam que o desenvolvimento da SSP está atrasado por conta de problemas na divisão de software, o que pode adiar sua estreia em alguns anos, ficando por volta de 2030.
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