A transição para os carros elétricos nos principais mercados do mundo está cada vez mais rápida. As vendas de carros elétricos nos Estados Unidos têm ganhado peso nos últimos meses, batendo novos recordes no acumulado do ano na comparação com o mesmo período de 2021.
De acordo com os últimos dados divulgados pela consultoria Experian mostram que durante os primeiros dez meses de 2022 foram emplacados 604.638 novos carros elétricos (movidos exclusivamente a bateria) na maior economia do mundo. Isso representa um expressivo crescimento de 60% na comparação anual.
Com esses números, os carros elétricos a bateria (BEV) já respondem por 5,3% do total de emplacamentos no país, quase o dobro de participação (2,9%) na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em relação às marcas, a Tesla segue firme na liderança de vendas de carros elétricos com uma fatia de 65% do mercado. Apesar da folga no topo, vale um registro importante: as vendas de veículos elétricos de outras marcas tiveram um crescimento de 81% na comparação anual, provando que o mercado de emissão zero está se pulverizando.
Produção da Ford F-150 Lightning nos Estados Unidos
Nesse cenário, a Ford emergiu como a segunda colocada nas vendas de elétricos, se isolando na segunda posição e deixando a concorrência para trás, ainda que esteja longe da Tesla - 7,3% contra 50,2% de participação.
Hyundai Ioniq 5
Outro fator que vem impactando o mercado de carros elétricos nos Estados Unidos são as mudanças no plano de incentivos (Inflation Reduction Act). Promovidas pelo governo norte-americano, as alterações afetaram as montadoras de de diferentes formas. A Hyundai e Kia, por exemplo, perderam espaço, ficando em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Emplacamentos de carros elétricos nos EUA:
Fonte: Automotive News / InsideEVs EUA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano