O vice-presidente executivo de vendas da Toyota na América do Norte – Jack Hollis – recentemente divulgou suas opiniões relacionadas ao futuro da adoção de veículos elétricos nos EUA. Em resumo, Hollis acredita que será difícil para o país atingir suas metas de adoção de VEs em 2030 devido à falta de interesse do consumidor local pelos elétricos.

A Toyota é a campeã mundial de veículos híbridos e há anos hesita em mergulhar de cabeça no desenvolvimento e produção de veículos elétricos. A montadora chegou ao ponto de criar campanhas publicitárias que promovem híbridos em vez de EVs, chamando-os de "autocarregamento".

Galeria: Toyota bZ4X (EUA)

Essencialmente, a Toyota acredita que os consumidores devem continuar a ter opções de escolha quando se trata do trem de força do carro. Além disso, a montadora japonesa insiste que esses consumidores tomarão a decisão final quando se trata de adoção de EV.

Enquanto isso, o governo americano espera que cerca de 50% ou mais das vendas de carros novos sejam totalmente elétricos até 2030. A administração Biden compartilhou o alto objetivo em 2021 e, desde então, muitas montadoras vêm avançando com EVs e compartilhando seus esforços e planos com o público.

Toyota C+pod JDM - exterior

Esta não é a primeira vez que a Toyota como montadora e/ou um de seus executivos sugere que o mercado não está pronto para a adoção de EVs por vários motivos, incluindo a falta de infraestrutura de carregamento e altos preços iniciais.

Dito isto, as declarações de Hollis chegam em um momento em que os preços da gasolina/diesel estão historicamente altos, a demanda por carros elétricos está crescendo exponencialmente e a maioria das outras montadoras está fazendo investimentos maciços no segmento.

A Teslarati cita uma reportagem da Forbes que mostra que os veículos elétricos representaram mais de 5% do mercado de carros novos nos EUA no primeiro semestre de 2022, que foi mais que o dobro do primeiro semestre de 2021. No entanto, Hollis disse:

“Acho que o mercado não está pronto. Acho que a infraestrutura não está pronta. E mesmo se você estivesse pronto para comprar um, e se pudesse pagar… eles ainda são muito altos.”

Toyota bZ4X (EUA)

Hollis continuou dizendo que, embora a Toyota venda híbridos há mais de 20 anos, as pessoas ainda não os querem tanto quanto os carros de propulsão convencional (a combustão). Ele acrescentou que os híbridos são mais acessíveis que os elétricos e não causam ansiedade de alcance, mas ainda não conseguimos que as massas os comprem. Hollis continuou via Teslarati:

“Demorou 25 anos para chegar a menos de 10% (participação de mercado) para híbridos – o que é acessível, o que é feito com os recursos disponíveis”. 

“O consumidor não está exigindo isso nesse nível. O consumidor não está gritando '30% ou 40% até amanhã'. E quando você começa a empurrar os consumidores para coisas para as quais eles não estão preparados, alguma outra consequência irá ocorrer." 

Também deve-se notar que a Tesla é a única montadora exclusiva de carros elétricos nos EUA. Apesar de seus altos preços, a empresa é um enorme sucesso, e a demanda por seus veículos está em constante crescimento.

De fato, cerca de dois terços (66%) de todos os novos veículos elétricos a bateria vendidos nos EUA no primeiro semestre de 2022 eram modelos da Tesla, e os consumidores esperam até um ano ou mais para receber os modelos. Se houvesse vários outros veículos elétricos competitivos disponíveis no mercado hoje, talvez as pessoas os comprassem em vez de esperar por um Tesla.