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Veja os carros elétricos que estão prontos para chegar ao Brasil em 2023

Confira os modelos que já estão confirmados e aqueles que têm grandes chances de estrear no ano que vem

Renault Megane E-Tech no Brasil

Este ano que se encerra já representa um marco para os carros elétricos no Brasil. Tivemos o maior número de lançamentos até aqui, anúncios importantes sobre aumento da infraestrutura e ampliação do discurso sobre a adoção dos modelos de zero emissão. Agora, olhando para a frente, listamos os próximos lançamentos de veículos elétricos para 2023, incluindo os que já estão confirmados e também os fortemente cotados. 

Kia EV6 no Electric Experience

1 - Kia EV6

Sucesso na Europa e nos Estados Unidos, o belo novo Kia EV6 é o primeiro veículo da Kia construído sobre a plataforma E-GMP, exclusiva para carros elétricos. Responsável por inaugurar a linguagem de design 'United Opposites', ele mede 4.68 metros de comprimento e possui distância entre eixos de 2,90 metros, um destaque.

Disponível com diversas opções de motorização e baterias, além de um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, o novo carro elétrico da Kia se destaca pela versão GT, que possui 585 cv de potência e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. 

O EV6 já está em testes para homologação no Brasil e marcou presença na última edição do Electric Experience, evento dedicado à experimentação de carros elétricos realizado no início do mês no interior de São Paulo. 

No evento, Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Brasil, confirmou que a marca pretende lançar o EV6 o "quanto antes" - ainda não está confirmado se o modelo virá na versão de topo EV6 GT ou nas variantes convencionais. O gargalo de produção na Coreia do Sul fez o cronograma ser adiado, mas agora já existe uma sinalização de o lançamento oficial pode acontecer em agosto de 2023.

BMW iX12022 - SUV elétrico

2 - BMW iX1

O BMW iX1 foi apresentado em junho e começou a ser produzido na Alemanha no mês passado. O mais novo modelo da linha zero emissão é importante para a marca ao cumprir a função de SUV elétrico de entrada, ficando abaixo da dupla iX3 e iX, ambos já lançados por aqui. Além disso, o iX1 será uma espécie de sucessor do pioneiro i3, que está sendo descontinuado.

Baseado no X1 de terceira geração, o iX1 está equipado com a tecnologia BMW eDrive mais recente com uma bateria de 64,7 kWh líquidos. A alta densidade energética da bateria de 152 Wh/kg, cujo consumo combinado pelo ciclo WLTP é entre 18,4 e 17,3 kWh por 100 quilômetros, permitem um alcance de 413 a 438 quilômetros.

No entanto, o modelo está chegando ao mercado europeu na versão iX1 xDrive 30, com 313 cv e 50,3 kgfm de torque, números que são superiores ao do irmão maior iX3 (286 cv e 40,8 kgfm). Por lá, o preço é de 55.000 euros, o equivalente a R$ 308.000 em uma conversão direta.

Quando for lançado por aqui, o que deve ocorrer em algum momento de 2023, o iX1 irá bater de frente com o best-seller Volvo XC40 Recharge. Ele trará na bagagem atributos como as tecnologias mais recentes da marca e alto desempenho (superior ao do iX3) aliado a um bom nível de eficiência.

Audi Q4 e-tron 2022 - EUA

3 - Audi Q4 e-Tron

O novo Audi Q4 e-tron foi revelado em abril do ano passado nas versões SUV e Sportback. Menor veículo elétrico da linha Audi até o momento, ele mede 4,59 metros de comprimento e possui 2,76 metros de distância entre-eixos. 

Além disso, o Q4 e-Tron é o primeiro modelo da Audi a ser construído na plataforma MEB, a arquitetura dedicada a veículos elétricos do Grupo Volkswagen, o que confere vantagens em termos de sistema elétrico, eficiência, peso e espaço interno.

Na Europa, onde já está sendo vendido, o SUV esta disponível em três níveis de potência: um modelo de entrada equipado com um motor elétrico de 125 kW (170 cv) de potência e um modelo intermediário com 150 kW (204 cv), ambos com e 31,6 kgfm de torque, além de uma versão superior com 220 kW (299 cv) e 47 kgfm, sendo as duas primeiras com tração traseira e a última com tração integral quattro - a versão mais potente pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 180 km/h. 

São duas opções de baterias: 52 kWh líquidos (55 kWh brutos) e 77 kWh (82 kWh brutos), sendo que a versão intermediária (204 cv) com a bateria maior entrega 520 km de autonomia com uma carga, número próximo ao do VW ID.4.

O Audi Q4 e-tron custa a partir de 44.700 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 250.000 em uma conversão direta, que o posicionaria entre modelos como o XC40 e iX1. Segundo apuramos, o lançamento no Brasil deve mesmo ocorrer em 2023, mas a Audi ainda não se comprometeu com uma data oficial. 

Mercedes-AMG EQE SUV - Salão de Paris

4 - Mercedes EQE SUV

Apresentado no Salão de Paris, o Mercedes EQE SUV é o quarto veículo baseado na plataforma EVA2. Baseado no sedã elétrico EQE, ele é um pouco menor que este em comprimento, medindo 4,86 metros e possuindo 3,03 metros de distância entre-eixos. 

A linha de motores elétricos é conhecida com base no que já está disponível no EQE, enquanto a bateria tem 90,6 kWh de capacidade e permite autonomia de 482 km na versão mais eficiente.

No começo de dezembro, a Mercedes anunciou o início de pré-venda na Alemanha nas versões AMG EQE 43 4MATIC (647 cv), EQE 350+ (tração traseira), EQE 350 4MATIC e EQE 500 4MATIC, com preços variando entre 86.811 e 124.921 euros, o que daria entre R$ 488 mil e R$ 702 mil em uma conversão direta. A autonomia varia de 596 km no modelo de entrada 350+ e cai para 476 km no caso do AMG EQE 43.

O Mercedes EQE SUV será construído em Tuscaloosa (Alabama/USA), com produção programada para começar no final deste ano, sendo que as primeiras unidades devem ser entregues no primeiro semestre de 2023. 

Recentemente, durante o lançamento dos modelos EQA, EQB e EQE no Brasil, a Mercedes garantiu que irá manter o portfólio nacional alinhado com as novidades globais. Após a estreia na Europa e EUA, o modelo desembarcará em nosso mercado. Ainda é cedo pra especular preços, mas já dá pra adiantar que ele ficará na seara de BMW iX e Audi e-Tron, por exemplo. 

BYD Dolphin carro eletrico

5 - BYD Dolphin

O BYD Dolphin é mais um carro elétrico 'puro' da montadora chinesa. O compacto faz parte da nova geração de modelos construídos na plataforma dedicada que foi desenvolvida pela própria BYD. 

Lançado primeiro na China, e depois em vários mercados globais, inclusive na vizinha Colômbia (onde estreou pelo equivalente a R$ 165.000), o Dolphin é um dos modelos mais promissores da nova safra de elétricos da BYD e chegará ao nosso mercado com valores um pouco mais acessíveis que a média. Segundo apuramos, ele deve ter preço inicial abaixo da faixa dos R$ 200 mil, que o credenciaria a enfrentar modelos como o Peugeot e-208 e Renault Zoe com bons atributos. 

Apresentado em 2021, o BYD Dolphin tem 4,13 metros de comprimento e um entre-eixos de generosos 2,70 metros, mérito da plataforma dedicada. O porta-malas tem 345 litros de capacidade. 

O hatchback é impulsionado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro que entrega 70 kW (94 cv) de potência e 18,3 kgfm de torque máximo. A unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh, com autonomia declarada de 405 km com uma carga pelo ciclo NEDC.

BYD Seal

6 - BYD Seal

O mais novo carro elétrico da BYD é o sedã BYD Seal, que foi apresentado oficialmente em agosto é a grande aposta da montadora chinesa para brigar com o Tesla Model 3 nos mercados globais. 

O modelo já foi registrado no Brasil e está no radar da marca para 2023. Assim como o Dolphin, ele faz parte da nova família de carros elétricos batizada Ocean. O BYD Seal ostenta uma nova linguagem visual, de linhas fluidas, e mede 4,98 metros de comprimento, com 2,92 metros de distância entre-eixos. 

Em termos de mercado, o sedã elétrico está à venda na China em quatro versões, sendo 3 opções diferentes de motorização (entre 204 cv e 530 cv) e dois pacotes de baterias. A autonomia varia de 550 a 700 km, mas pelo ciclo chinês CLTC, mais otimista que o WLTP. 

Por lá, ele foi lançado com preços entre 209.800 e 286.800 yuan, o equivalente entre R$ 159.000 a R$ 217.000 em uma conversão direta, o que dá uma indicação de que ele pode ter preços competitivos (considerando a média do segmento) quando for lançado por aqui. Importante para a BYD, o Seal já está confirmado em mercados como Alemanha, Japão, Suécia e Israel.

Impressoes Volkswagen ID.4  - movimento (8)

7 - Volkswagen ID.4

Apresentado no Brasil há mais de um ano, o Volkswagen ID.4 é o carro-chefe da linha de veículos elétricos da marca. Com boas vendas na Europa, o SUV elétrico se destaca pelo bom nível de construção e tecnologia da arquitetura dedicada MEB, além da ampla oferta de versões e opções de trem de força.

Com porte médio, o ID.4 mede 4,58 metros de comprimento e 2,77 metros de distância entre-eixos. Apesar de menor, ele possui espaço interno semelhante ao do Tiguan, mas com boa vantagem por ter um assoalho totalmente plano e sensação de amplitude no interior. 

A opção principal de propulsão é o motor elétrico de 204 cv montado no eixo traseiro que é alimentado por uma bateria de 77 kWh líquidos, o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 160 km/h - a autonomia supera os 520 km com uma carga pelo ciclo WLTP. Lá fora, também existe a versão com tempero esportivo GTX, de tração integral e 299 cv de potência.

O ID.4 já foi flagrado em testes várias vezes e apresentado ao público em algumas ocasiões. Parece que a Volkswagen já teve tempo de testar o modelo e avaliar a receptividade do mercado, e agora resta a expectativa pela confirmação da data de lançamento - tudo indica que ele ocorrerá em algum momento de 2023.

Ford Mustang Mach-E - Flagra no Brasil

8 - Ford Mustang Mach-E

Recentemente, a Ford confirmou de forma oficial o lançamento de três modelos eletrificados para o Brasil, entre eles o Mustang Mach-E, veículo elétrico inspirado no carro icônico que já é sucesso de vendas nos Estados Unidos e vem sendo testado desde o ano passado aqui no Brasil.

O SUV elétrico possui variantes (tração traseira ou integral) com potências entre 269 cv e 43,8 kgfm a 346 cv e 59,1 kgfm nas versões regulares. As baterias podem ser de 75,7 kWh ou 98,7 kWh e o alcance varia de 400 km a 610 km, de acordo com a configuração. 

A Ford ainda não revelou qual (ou quais) versões do Mach-E serão vendidas no Brasil, mas a unidade flagrada em testes em São Paulo (SP) era da variante GT Performance Edition, que tem 487 cv de potência, 87,6 kgfm de torque e uma bateria de 91 kWh, suficiente para 418 km de alcance pelo padrão WLTP. 

O preço ainda não foi revelado, mas apenas como referência, o modelo mais equipado Mach-E GT custa a partir de US$ 69.895 nos EUA, o equivalente a R$ 369.000 em uma conversão direta.

Chevrolet Bolt EUV 2022

9 - Chevrolet Bolt EUV

Confirmado para o Brasil há alguns meses, o Chevrolet Bolt EUV chegará ao mercado em algum momento de 2023. Trata-se da versão SUV baseada no Bolt EV, que mede 4,31 metros de comprimento, sendo 161 mm mais longo e com 75 mm a mais na distância entre-eixos que o modelo regular, o que garante mais espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro. 

O SUV utiliza o mesmo conjunto elétrico do hatchback, o motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que garante autonomia de 402 km pelo ciclo norte-americano EPA - um pouco menos que os 416 km de Bolt regular por conta do acréscimo de peso de cerca de 45 quilos.

Os preços para o Chevrolet Bolt EUV ainda não foram revelados para o nosso mercado, mas apenas como referência, o Bolt EV está sendo vendido por R$ 329.990 no país - nos EUA, a versão SUV custa pouco mais que o hatchback. Aliás, o SUV foi lançado no mês passado na Colômbia pelo equivalente a R$ 210.000 em conversão direta. 

Renault Megane E-Tech no Brasil

10 - Renault Megane E-Tech

Apresentado ao público brasileiro em setembro, durante o Renault E-Tech 100% electric days, o Megane E-Tech é uma das opções mais interessantes para o segmento. Com tecnologia recente, ele compartilha plataforma com o 'primo' Nissan Ariya. 

Com porte intermediário, o Megane elétrico mede 4,21 metros de comprimento e se destaca pelo entre-eixos de 2,70 metros. Já o trem de força será o motor elétrico de 160 kW (220 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque e uma bateria de 60 kWh. Configuração que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e autonomia de até 454 km pelo ciclo WLTP.

O preço ainda não foi divulgado para o nosso mercado, mas a versão de topo Iconic equipada com o motor de 220 cv custa entre 44.990 e 47.400 euros na França (R$ 230.000 e R$ 243.000) em uma conversão direta. Pelo que apuramos, dá pra esperar por algo na faixa dos R$ 300 mil por aqui.

Outras novidades

Como foi dito no início, a lista prioriza os lançamentos que já estão confirmados e aqueles que têm grandes chances de estrear em 2023. Mas além disso, há outras novidades no radar, onde podemos incluir o Audi Q8 e-tron, nas versões SUV e Sportback, o Abarth 500e e novidades que estrearão no próximo ano, como o Peugeot e-308, Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, entre outros. 

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