A virada tecnológica da indústria para eletrificação têm atraído verdadeira leva de montadoras chinesas para a Europa. A BYD, por exemplo, planeja construir fábricas de EVs por lá, a Great Wall recentemente lançou o SUV WEY Coffee 01 e, agora, a novata Voyah desembarca oficialmente com o crossover de luxo Free.

Controlada pela Dongfeng, a Voyah foi lançada há apenas dois anos e já alimenta ambiciosas pretensões globais. O desembarque em solo europeu já foi iniciado na Noruega (importante mercado para veículos elétricos) e logo mais deve alcançar outros países da região. O modelo escolhido para marcar a estreia, o SUV elétrico Free, tem porte grande e se aproxima de rivais europeus como Audi Q8 e-tron e BMW iX.

Ao todo, o Voyah Free mede 4,90 metros de comprimento e 2,96 metros de distância entre-eixos. Na mecânica, o destaque fica por conta dos motores elétricos que oferecem potência total de 490 cv e torque de 73,4 kgfm.

A tração é integral, já que cada propulsor fica instalado em um eixo. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos  velocidade máxima superior a 200 km/h. A bateria possui 106 kWh de capacidade e entrega autonomia de 500 km no ciclo WLTP.

Na lista de equipamentos, destaque para suspensão pneumática, sistema de visão noturna, assistente de estacionamento automático, painel com três telas de 12,3 polegadas cada, conexão 5G, bancos dianteiros ventilados, aquecidos e com massagem, sistema de som premium e porta-malas duplo (traseiro e frontal), com 560 e 72 litros de capacidade, respectivamente.

Na Noruega, pelo menos 136 unidades do Free já foram entregues. Os preços começam em 78.000 euros, algo em torno de R$ 445.000 numa conversão direta. Além da Noruega, a Voyah lançará o modelo na Suécia, Dinamarca e Países Baixos.