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Mazda confirma motor rotativo como extensor de alcance para o MX-30 elétrico

Será revelado no final desta semana e estará disponível na Europa a partir deste ano

Mazda: Rotary Engine Reborn for the Electric Age

A Mazda anunciou oficialmente que uma nova opção de trem de força para o modelo MX-30 será revelada na próxima edição do Salão do Automóvel de Bruxelas, no final desta semana.

Como sabemos, o Mazda MX-30 é um modelo totalmente elétrico, que desde o início foi projetado para acomodar uma instalação opcional de motor de combustão interna e um gerador (com todos os sistemas necessários).

A versão elétrica inicial tinha uma bateria relativamente pequena de apenas 35,5 kWh, o que, segundo a agência norte-americana EPA, é suficiente apenas para 100 milhas (161 quilômetros) de alcance.

Galeria: Mazda MX-30

Como entendemos, a intenção da Mazda para o MX-30 é satisfazer as necessidades básicas de mobilidade com o carros elétricos a bateria e oferecer uma versão de extensão de alcance para aqueles que precisam de duas ou três vezes mais autonomia. 

Motor Rotativo

A Mazda decidiu usar na versão de alcance estendido (R-EV ou REx se desejar) um motor rotativo, que os japoneses têm o know-how (principalmente no passado, pois ele foi retirado do mercado).

O motor rotativo tem vantagens em tamanho e peso para um determinado nível de potência, mas não é tão eficiente quanto outros tipos de motores mais populares. Portanto, pode se encaixar perfeitamente em um veículo que precisa de um backup para ser usado de temporariamente.

Quando usado apenas raramente (o veículo vai funcionar com eletricidade na maior parte do tempo), a menor eficiência não é um problema, enquanto menos peso é uma grande vantagem no dia a dia.

É por isso que a Mazda decidiu usar um gerador elétrico movido por um motor rotativo recém-desenvolvido e o anunciou como o "Motor Rotativo Renascido para a Era Elétrica"

O que sabemos por enquanto é que a versão REx será "um opcional" e que o veículo manterá a capacidade de plug-in (carga externa). Em outras palavras, será um trem de força híbrido recarregável em série.

Isso é importante porque também existem híbridos em série sem capacidade de recarga, como os sistemas Nissan e-Power. O sistema Mazda nos lembra um pouco o BMW i3 REx (mas provavelmente com mais potência).

Oferta esperada da Mazda MX-30:

  • 100% elétrico
  • versão opcional de extensão de autonomia (REx)
    (sistema híbrido plug-in em configuração híbrida em série)
    um gerador elétrico adicional alimentado por um motor rotativo recém-desenvolvido (gasolina)

Supomos que o alcance total do veículo com um extensor de alcance será dobrado ou triplicado (160 a 320 km adicionais) para fazer algum sentido. Veremos qual é o custo adicional.

A revelação está programada para 13 de janeiro. A Mazda também disse que, no que diz respeito à Europa, o trem híbrido de força plug-in estará disponível a partir do segundo trimestre deste ano.

Enquanto isso, a Mazda anunciou uma nova estratégia de eletrificação com um lançamento em larga escala de carros elétricos a bateria entre 2028-2030.