A Volvo anunciou uma série de atualizações para os modelos XC40 Recharge e C40 Recharge totalmente elétricos, com destaque para duas novas versões de tração traseira, além de melhoria em potência, gerenciamento de bateria, autonomia e menor tempo de carregamento.
De acordo com o comunicado oficial divulgado, a Volvo diz que as duas perguntas mais frequentes sobre os seus carros elétricos são: "Até onde ele irá com uma única carga?" e "Quanto tempo leva para carregar?".
"Como parte de um novo pacote de atualizações de produtos, melhorámos agora a autonomia (WLTP) e o carregamento do XC40 Recharge e do C40 Recharge em comparação com os modelos atuais, aumentando a autonomia em até 60 quilômetros em algumas variantes".
Pra começar, o destaque é a nova variante com tração traseira para C40 e XC40. Ela ocupará o lugar da atual P6 de tração dianteira e traz um ganho discreto em potência e mais expressivo em autonomia. Trata-se dos primeiros modelos RWD na linha Volvo em 25 anos.
Agora, os modelos XC40 Recharge e C40 Recharge são equipados com um motor elétrico de imã permanente desenvolvido internamente e que proporciona um ganho de 3% na potência em relação ao P6: são 175 kW (238 cv), contra 170 kW (231 cv).
A bateria é a mesma, com 69 kWh de capacidade, mas recebeu melhorias na eficiência de arrefecimento e agora está homologada para 460 km de autonomia (WLTP) no XC40, em comparação aos 425 km anteriores. No C40, o alcance subiu de 430 km para 470 km pelo ciclo WLTP.
O tempo de carregamento também apresentou uma leve melhora, sendo que agora uma carga de 10 a 80% leva aproximadamente 34 minutos usando um carregador público DC de 130 kW.
Para quem precisa de autonomia ainda maior, a Volvo está oferecendo os carros elétricos com um motor mais potente no eixo traseiro de 185 kW (251 cv). Nesse caso, a bateria tem 82 kWh de capacidade e aumenta a autonomia para 520 km no XC40 Recharge e 530 km no C40 Recharge, ambos pelo ciclo WLTP.
Nesse caso, a potência de carregamento também é maior, chegando a 200 kW DC, um importante acréscimo sobre os 150 kW anteriores, o suficiente para uma carga de 10 a 80% em 28 minutos em condições ideais.
Por fim, a Volvo atualizou a variante com tração integral de ambos os modelos elétricos. A configuração com dois motores elétricos de 150 kW (204 cv) nos eixos dianteiro e traseiro foi substituída por um novo motor de ímã permanente com 183 kW (248 cv) no eixo traseiro e um novo motor elétrico assíncrono de 117 kW (159 cv) no eixo dianteiro.
Esta nova configuração é alimentada por uma bateria de 82 kWh, que também recebeu melhorias no sistema de arrefecimento e agora possui autonomia de 500 km (62 km a mais) no caso XC40, e 507 km (contra 451 km), no caso do C40, ambos pelo ciclo WLTP.
Além das mudanças no trem de força e sistema de refrigeração, a Volvo informa que os modelos contam com uma nova roda de liga leve de 19 polegadas que ajuda a reduzir o arrasto através de seu design aerodinâmico.
O anúncio oficial foi feito pela Volvo Cars global. Ainda aguardamos uma resposta da Volvo no Brasil sobre quando essas atualizações passarão a valer também por aqui. Dessa forma, mais detalhes sobre as datas das mudanças devem ser divulgados mais adiante.
Fonte: Volvo
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