Volvo confirma SUV elétrico de entrada EX30 para 2023; veja projeção
Segundo o CEO Jim Rowan, novo modelo será fabricado na China e terá papel de destaque no plano estratégico da marca
Após divulgar teaser e atiçar a curiosidade do público, a Volvo finalmente confirma para 2023 o lançamento de inédito crossover elétrico de entrada. Batizado de EX30, como já apontavam as especulações, o modelo foi anuncia pelo CEO da marca, Jim Rowan, e chagará ao mercado no ano que vem com a missão de cumprir importante papel estratégico. A produção será concentrada na China e abastecerá todo o mercado global.
O design será inspirado nos mais recentes lançamentos da marca, em especial o EX90 (galeria abaixo). No catálogo, o EX30 ficará posicionado abaixo dos atuais XC40 e C40 Recharge, de modo desempenhar a função de elétrico acessível. "Será um carro urbano e destinado a um grupo demográfico mais jovem, que poderá assiná-lo e torná-lo seu primeiro Volvo", explicou recentemente Rowan.
Galeria: Novo Volvo EX90 elétrico
A plataforma adotada, batizada de SEA e desenvolvida em parceria com os chineses da Geely, foi pensada para diversas aplicações, desde carros pequenos como o Smart até veículos grandes como o Lotus Eletre. A Geely, vale lembrar, é controladora da Volvo desde 2010.
Como tem se tornado padrão na indústria, o EX30 nascerá como elétrico dedicado, ou seja, será inteiramente pensado para eletrificação. Dessa forma, seguirá desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV e não será equipado em nenhuma versão com motores a combustão.
Quando chegar ao mercado, o crossover será peça-chave para a Volvo cumprir a meta ambiciosa de aumentar as vendas em mais de 70% até 2025. Objetivo da marca é entregar 1,2 milhão de carros anualmente até meados da década. Em 2021, por exemplo, a marca emplacou globalmente 700 mil carros. Já para a próxima década, a meta da Volvo é virar um montadora puramente elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil