Se você já andou de bicicleta, é provável que esteja familiarizado com este cenário: você está descendo uma colina, quando, de repente, um cachorro atravessa a pista. Você aperta os freios em pânico, e antes de perceber, já está de barriga para baixo com a cara no chão.
Sim, todos nós já tivemos a experiência de bater nossas bicicletas quando éramos mais jovens devido a uma frenagem de emergência. Imagine o quanto mais violentos são os acidentes de e-bike com muitas delas mandando mais de 500 watts de potência e podendo atingir velocidades superiores a 40 km/h por hora. Sim, as e-bikes são uma forma divertida, prática, e alguns até argumentariam, sustentável de se locomover. Mas é difícil dizer que elas são mais seguras.
É por isso que grandes empresas de sistemas para e-bikes como a Bosch têm trabalhado duro não apenas para tornar os motores e baterias mais potentes e eficientes, mas para tornar as bicicletas elétricas mais seguras de um modo geral. Independentemente das bicicletas elétricas, os sistemas de frenagem em bicicletas evoluíram e se tornaram razoáveis na última década.
Agora estamos vendo freios de última geração, como os da SRAM e Shimano, todos projetados para maximizar a potência de frenagem, eliminando o fading dos freios e melhorando a dissipação de calor. Naturalmente, o próximo passo lógico seria incorporar a eletrônica à equação.
Isto é exatamente o que a Bosch tem em mente. No recentemente concluído Consumer Electronics Show em Las Vegas, a gigante alemã apresentou seu sistema de freio anti-bloqueio e-bike. De maneira semelhante ao funcionamento do ABS em um carro ou motocicleta, o sistema Bosch faz uso de sensores de velocidade nas rodas que podem detectar deslizamentos nas mesmas. Ao mesmo tempo, uma bomba aciona os freios, minimizando a derrapagem, e como resultado, a distância de parada.
As aplicações no mundo real incluem grandes reduções nos acidentes relacionados com a e-bike, como derrapagens da roda traseira, que podem resultar em colisões laterais; assim como outros tipos de colisões. De acordo com a Bosch, equipar bicicletas elétricas com ABS poderia reduzir os acidentes relacionados com as e-bikes em até 30 por cento. De fato, para ciclistas inexperientes que não estão acostumados aos potentes freios hidráulicos a disco, o ABS e-bike da Bosch poderia ser uma dádiva. Certamente estaremos esperando ansiosamente para que esse sistema venha equipar novas bicicletas elétricas num futuro próximo.
Fonte: Car Watch, Bosch, Automotive World
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bicicletas elétricas usadas: vendas crescem 12% em 2024 no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Caloi lança as primeiras e-bikes brasileiras com motor Bosch
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Esta é a bicicleta elétrica a hidrogênio que você abastece em casa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Urtopia Fusion é a 1ª bicicleta elétrica do mundo com o ChatGPT integrado