Desde 2010, com a apresentação da E-Cell, a Mercedes-Benz está comprometida com a eletrificação do segmento de veículos comerciais. Hoje, todos os tipos de vans da marca com a estrela têm uma versão com emissão zero e, a partir de 2025, todas as novas vans da Mercedes-Benz serão 100% elétricas.
Neste contexto, a segunda geração da eSprinter acaba de ser revelada. O veículo comercial leve é baseado em uma nova plataforma, desenvolvida com um investimento de 350 milhões de euros, e um novo motor elétrico que oferece uma autonomia elogiável para o segmento.
A plataforma modular da eSprinter consiste de uma estrutura em três partes. O módulo frontal abriga os componentes de alta tensão e é compatível com todas as variantes do veículo, independentemente da distância entre eixos e do tamanho da bateria, que está localizada na parte inferior da carroceria. Isto permite que a eSprinter seja mais espaçosa, mas também tenha uma melhor dirigibilidade com um centro de gravidade mais baixo.
O módulo traseiro consiste em um compacto motor síncrono de ímã permanente. Com uma potência de 100 ou 150 kW (136 ou 204 cv), oferece 400 Nm de torque para as rodas traseiras. A maior bateria tem uma capacidade de 113 kWh, suficiente para 400 km de acordo com o ciclo WLTP. Isto é quase 250 km a mais que a primeira geração da eSprinter e 100 km a mais que a Ford e-Transit!
O volume de carga da nova Mercedes-Benz eSprinter é de 13,8 metros cúbicos, o peso bruto do veículo é de 4,25 toneladas e a capacidade máxima de reboque é de duas toneladas.
Mathias Geisen, Chefe da Mercedes-Benz Vans, comentou:
"A nova Mercedes-Benz eSprinter está em linha com nossa estratégia: ser líder em mobilidade elétrica com as furgões mais desejáveis e, ao mesmo tempo, alcançar um crescimento rentável em todo o mundo. Com a nova eSprinter, estamos levando o grande segmento de furgões elétricos a um novo patamar. A tríade de eficiência, alcance e capacidade de carregamento com otimização simultânea do custo do ciclo de vida faz do novo eSprinter o veículo utilitário elétrico Mercedes-Benz mais versátil disponível".
Em uma primeira fase, a eSprinter estará disponível para compra na América do Norte. A versão mais longa do veículo, com a gama mais alta, será lançada primeiro nos EUA e no Canadá na segunda metade de 2023. A Europa seguirá no final do ano. O carregador de bordo utilizado na América do Norte tem uma potência máxima de 9,6 kW. A corrente contínua permite carregar até 115 kW, portanto uma carga rápida leva cerca de 45 minutos.
Também equipada com o sistema MBUX, a eSprinter não tem as grandes telas encontradas em outros veículos da Mercedes-Benz, mas uma única tela sensível ao toque com instrumentação tradicional.
O preço da eSprinter será anunciado mais próximo do lançamento do veículo no segundo semestre de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil