Parece que praticamente todos os fabricantes de automóveis estão reunindo ideias para os próximos carros elétricos, até mesmo a Ferrari. De acordo com o Teslarati, o fabricante italiano de supercarros solicitou a patente de um sistema de "pulsejet" para impulsionar a aceleração, que soa muito como os propulsores de foguete para o Tesla Roadster de próxima geração.
Elon Musk chegou ao ponto de sugerir que o próximo Tesla Roadster poderá ser capaz de "voar" um pouco. Tenha em mente que este é o mesmo CEO que disse em várias ocasiões que os veículos da Tesla podem funcionar como barcos por um curto período de tempo. Embora eles possam flutuar temporariamente, e não vão ficar "bloqueados" já que não há motor, conduzir qualquer carro em águas abertas é uma má ideia.
Da mesma forma, se o Roadster de próxima geração realmente chegar ao mercado em breve, certamente não será um carro voador, mas poderá ter um sistema de ar comprimido na parte traseira que aumente o desempenho. Hipoteticamente, talvez fosse possível aumentar o desempenho de tal forma que se tentasse garantir que o supercarro Tesla pudesse "pegar mais ar" do que um carro típico ao fazer "impulsos", o que também se revelaria bastante inseguro.
De qualquer forma, em 2019, a Ferrari solicitou uma patente para um "carro de alto desempenho com impulsionadores a gás". Essa patente acabou de ser adicionada ao banco de dados de patentes dos EUA recentemente. A Drive informou que a patente da Ferrari descreve um conceito de trabalho muito semelhante ao que Musk relatou no passado para o pacote SpaceX da próxima geração do Tesla Roadster. O Musk visa usar algum tipo de gás frio ou propulsores de ar comprimido para aumentar a aceleração off-the-line e possivelmente até mesmo permitir que o carro flutue de alguma forma.
De acordo com os detalhes de patente recentemente publicados, o sistema de jato de pulsos da Ferrari pode usar propulsores de ar comprimido para uma aceleração ainda mais rápida. Ele também seria capaz de usar a tecnologia para auxiliar na frenagem e no manuseio. A Ferrari colocaria tanques de ar comprimido ou tecnologia de combustível líquido na frente, atrás e nos lados do carro para tornar tudo isso possível. Uma parte do texto oficial da patente diz o seguinte:
"... pelo menos um tanque de ar comprimido" e pelo menos um impulsionador de gás, que está conectado ao tanque de ar comprimido, é parte integrante do quadro e tem uma pluralidade de bicos, que estão virados para fora, podem ser ativados para gerar os respectivos jatos de ar, estão dispostos paralelamente e ao lado um do outro, têm a mesma orientação e são dimensionados de modo a gerar diferentes impulsos pneumáticos que dão a mesma pressão do ar comprimido que flui em ...".
A descrição continua dizendo que o sistema será capaz de reabastecer os compressores através da tecnologia acoplada aos freios do carro.
Mas o que você acha? A Tesla realmente vai oferecer o Roadster de próxima geração com o pacote SpaceX e, se sim, funcionará como se espera? Será que a Ferrari seguirá adiante com tal conceito? Deixe sua opinião abaixo.
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