A Volvo está planejando uma ofensiva de veículos elétricos. Como relatamos recentemente, a subsidiária sueca da Geely planeja trazer nada menos que seis novos modelos elétricos até 2026. O pequeno SUV elétrico que será posicionado abaixo do XC40 não foi incluído, presumivelmente porque será lançado em breve.
O novo modelo foi antecipado na revelação do Volvo EX90; ao final do evento online, ele estava ao lado de seu 'primo' maior. Segundo o nosso time Motor1 Itália, o carro será apresentado em 15 de junho. O designer gráfico de nossos colegas italianos já criou uma nova projeção do novo modelo.
O SUV compacto irá concorrer no segmento B, que é muito representativo em termos de volume devido aos preços comparativamente baixos, portanto, a Volvo deve aumentar significativamente suas vendas com o novo SUV elétrico. A arquitetura SEA desenvolvida pela Geely será a plataforma do EX30, a mesma utilizada pelo 'primo' Smart #1, com o qual compartilha diversos elementos técnicos.
As mesmas opções de powertrain e baterias poderiam ser adotados. Isto significaria que o EX30 também seria equipado com uma bateria de 61 kWh, o suficiente para cerca de 400 km de alcance uma carga. Além disso, haveria um sistema de tração traseira de 200 kW (268 cv) e um sistema de tração total de 315 kW (422 cv).
A distância entre eixos poderia ser de 2,75 metros, como no Smart, e o comprimento similar, ou seja, cerca de 4,27 metros. Para comparação, a distância entre eixos do Volvo XC40 é de 2,70 metros e o comprimento é de 4,40 metros. O EX30, portanto, tem uma relação mais favorável entre os eixos e o comprimento - típica para um carro desenvolvido em plataforma exclusivamente elétrica.
Com cerca de 4,30 metros de comprimento, o Volvo EX30 enfrentará rivais como o Hyundai Kona Electric e o Peugeot e-2008. Como o Smart, porém, o Volvo também concorre no segmento premium e, portanto, será mais caro do que os modelos mencionados. O XC40 está disponível a partir de 47.500 euros e o Volvo compacto, assim como o Smart, poderia estar disponível a partir de cerca de 42.000 euros.
O visual é baseado nos outros SUVs da Volvo, especialmente no último modelo EX90. Aparentemente, a projeção também foi derivada de imagens teaser, como nossa comparação acima sugere. O EX90 recebe faróis em forma de T ("Martelo de Thor"), mas também "dentes de vampiro" verticais, que ainda não existem no XC40.
Fonte: Motor1 Italien
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil