Entre os vários projetos da Amazon sobre o tema mobilidade do futuro está o da Zoox, uma empresa que se concentra em robotáxis. Na verdade, a própria Zoox acaba de anunciar que testou com sucesso um veículo totalmente autônomo em uma via pública. E a grande questão é que o veículo em questão não estava vazio, mas transportava os próprios funcionários da Zoox como passageiros.
O teste, que ocorreu em 11 de fevereiro, foi conduzido em uma rota que liga dois edifícios Zoox localizados a 1,6 km de distância na sede da empresa em Foster City, Califórnia. Com este passeio, a empresa lançou oficialmente um serviço de transporte gratuito para os funcionários, que servirá tanto para facilitar as viagens quanto para refinar a tecnologia.
"Colocar o veículo em uma via pública e ser capaz de fazê-lo cumprir todos os requisitos para este tipo de atividade, incluindo os requisitos regulamentares, é um grande passo para nós. Não teríamos conseguido fazer isso se não tivéssemos decidido usar nossos veículos para fins comerciais", disse a CEO da Zoox, Aicha Evans.
Quanto ao momento da chegada do serviço para todos, entretanto, não foi dada nenhuma informação definida, já que a Zoox ainda está esperando por mais aprovações.
O setor de veículos autônomos da indústria não se desenvolveu tão rapidamente quanto inicialmente esperado, pois a tecnologia provou ser difícil de dominar. No ano passado, Ford e Volkswagen anunciaram que estavam desativando sua unidade de condução autônoma Argo AI e que se concentrariam na tecnologia de assistência ao motorista, que oferece retornos mais imediatos.
Também contribuem para o abandono de tantas iniciativas temáticas as rápidas subidas das taxas de juros e a fraca demanda dos consumidores, que provocaram temores de uma recessão global e forçaram muitas empresas - montadoras e gigantes tecnológicos - a reduzir sua força de trabalho e a recuperar custos.
Entre as empresas que ainda buscam o desenvolvimento desta tecnologia estão a unidade Cruise da General Motors e a Waymo da Alphabet. Em breve, a Tesla, que vem trabalhando na condução autônoma há anos (agora o novo hardware 4.0 também ficará pronto), disse que em breve apresentará seu robotaxi.
O robotáxi Zoox - construído do zero como um veículo totalmente autônomo, em vez de adaptar os carros existentes para a condução autônoma - não tem volante ou pedais e espaço para quatro passageiros. A Amazon, que está se expandindo agressivamente na tecnologia de condução autônoma, comprou a Zoox por US$ 1,3 bilhão em 2020.
O diretor de tecnologia da Zoox, Jesse Levinson, disse que a empresa tem sido cautelosa em seu crescimento, mas ainda está no caminho certo para atingir 2.500 funcionários. Agora também tem uma frota de veículos prontos para levá-los ao trabalho sem precisar fazer nada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas