Robotáxi da Amazon é colocado nas ruas pela 1ª vez para levar funcionários
Gigante do comércio eletrônico, com sua divisão Zoox, inicia testes em ruas abertas ao público com veículos sem motorista
Entre os vários projetos da Amazon sobre o tema mobilidade do futuro está o da Zoox, uma empresa que se concentra em robotáxis. Na verdade, a própria Zoox acaba de anunciar que testou com sucesso um veículo totalmente autônomo em uma via pública. E a grande questão é que o veículo em questão não estava vazio, mas transportava os próprios funcionários da Zoox como passageiros.
O teste, que ocorreu em 11 de fevereiro, foi conduzido em uma rota que liga dois edifícios Zoox localizados a 1,6 km de distância na sede da empresa em Foster City, Califórnia. Com este passeio, a empresa lançou oficialmente um serviço de transporte gratuito para os funcionários, que servirá tanto para facilitar as viagens quanto para refinar a tecnologia.
"Colocar o veículo em uma via pública e ser capaz de fazê-lo cumprir todos os requisitos para este tipo de atividade, incluindo os requisitos regulamentares, é um grande passo para nós. Não teríamos conseguido fazer isso se não tivéssemos decidido usar nossos veículos para fins comerciais", disse a CEO da Zoox, Aicha Evans.
Galeria: Zoox, Robotaxi Elétrico Autônomo da Amazon
Entre desistentes e apoiadores
Quanto ao momento da chegada do serviço para todos, entretanto, não foi dada nenhuma informação definida, já que a Zoox ainda está esperando por mais aprovações.
O setor de veículos autônomos da indústria não se desenvolveu tão rapidamente quanto inicialmente esperado, pois a tecnologia provou ser difícil de dominar. No ano passado, Ford e Volkswagen anunciaram que estavam desativando sua unidade de condução autônoma Argo AI e que se concentrariam na tecnologia de assistência ao motorista, que oferece retornos mais imediatos.
Também contribuem para o abandono de tantas iniciativas temáticas as rápidas subidas das taxas de juros e a fraca demanda dos consumidores, que provocaram temores de uma recessão global e forçaram muitas empresas - montadoras e gigantes tecnológicos - a reduzir sua força de trabalho e a recuperar custos.
Entre as empresas que ainda buscam o desenvolvimento desta tecnologia estão a unidade Cruise da General Motors e a Waymo da Alphabet. Em breve, a Tesla, que vem trabalhando na condução autônoma há anos (agora o novo hardware 4.0 também ficará pronto), disse que em breve apresentará seu robotaxi.
Crescimento com cautela
O robotáxi Zoox - construído do zero como um veículo totalmente autônomo, em vez de adaptar os carros existentes para a condução autônoma - não tem volante ou pedais e espaço para quatro passageiros. A Amazon, que está se expandindo agressivamente na tecnologia de condução autônoma, comprou a Zoox por US$ 1,3 bilhão em 2020.
O diretor de tecnologia da Zoox, Jesse Levinson, disse que a empresa tem sido cautelosa em seu crescimento, mas ainda está no caminho certo para atingir 2.500 funcionários. Agora também tem uma frota de veículos prontos para levá-los ao trabalho sem precisar fazer nada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla CyberCab poderá ser 'guiado' por controle de videogame
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
VW: dados de localização de 800.000 elétricos vazam na Europa
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs