Uma entrevista recente que o CEO da General Motors, Mark Reuss, deu na prova de enduro 24 Horas de Daytona revelou algumas coisas interessantes sobre os planos da montadora para se juntar à Ford e a Jeep no segmento 4x4. Outrora dominado exclusivamente pela Jeep com o seu icônico Wrangler 4x4, o segmento inclui agora também o renascido Ford Bronco. No entanto, a GM é uma concorrente ausente.
Reuss diz que isso é intencional. Falando ao The Drive, ele afirmou, "Não vou fazer um Bronco," ou pelo menos um com motor a combustão, como mais tarde aludiu.
A razão para a GM não aderir à briga com um 4x4 alimentado por motor a combustão é bastante simples: é muito tarde. Reuss disse que não quer chegar "tarde à festa". Aparentemente, Ruess acredita que ser o último é uma coisa ruim.
O fato de Reuss ter indicado um EV 4x4 para competir com o Wrangler e o Bronco não estava fora de questão é algo importante.
A outra razão dada por Reuss é que acrescentar outro veículo a gasolina à linha da empresa é um passo atrás dentro do seu plano geral de eletrificação. Ele até citou a Ford ter de vender a picape híbrida Maverick para compensar os seus vários veículos movidos por motores de combustão interna, que fazem baixar o consumo médio de combustível da empresa.
No entanto, quando The Drive perguntou a Reuss se havia um off-road elétrico nos planos, a sua resposta foi: "Eu não disse isso". Os executivos automotivos não dizem coisas por acidente, especialmente aos repórteres, por isso o fato de Reuss ter indicado que um EV 4x4 para concorrer com o Wrangler e o Bronco não estar fora de questão é muito importante.
A GM já tem as peças para construir um grande destruidor de trilhas 100% elétrico. Basta considerar o que foi feito com o Hummer EV e a prodigiosa potência e capacidades off-road dessa picape como prova. O Automotive News chegou a informar que a GM está considerando uma versão de porte médio do Hummer EV.
Poderia um Hummer EV de porte médio ser o concorrente do Bronco e Wrangler ao qual Reuss estava gentilmente se referindo? Possivelmente, especialmente porque a Chevrolet já deu seu nome mais famoso, Blazer, a um SUV familiar movido a gasolina, monobloco, para cinco ocupantes. Uma versão elétrica deste último está chegando, mas não será projetada para off-road.
O segmento de que estamos falando também não é um completo estranho à eletrificação. A Jeep tem sido bem sucedida com o lançamento da sua linha híbrida plug-in de modelos 4xe, que inclui o Wrangler 4xe. Se a atual plataforma Wrangler poderia ou não suportar a eletrificação total é desconhecido, mas a marca introduziu no passado uma série de veículos todo-elétricos do conceito Jeep Wrangler.
O que sabemos é que a eletrificação irá entrar em todos os segmentos de mercado nos EUA. A GM poderia ser a empresa a inclinar o segmento 4x4 mais hardcore para esse futuro com o seu primeiro concorrente totalmente elétrico. No entanto, alguns fabricantes de automóveis acabarão seguindo por esse caminho, independentemente disso.
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