Como será o carregamento do futuro? InsideEVs Brasil foi até a Alemanha para conhecer o Audi Charging Hub, uma disruptiva estação que vai muito além de oferecer uma simples recarga rápida. Disponível para clientes da Audi e de outras marcas, o local responde uma série de perguntas que temos quando se fala em recarga rápida, energia limpa e o que fazer enquanto se espera.
Primeiro local do mundo com esta concepção, o Audi Charging Hub está localizado na cidade de Nuremberg, próximo de rodovias e de um parque urbano. O objetivo, claro, é facilitar ao máximo o acesso e ser uma opção enquanto de uso enquanto os visitantes fazem exercícios no parque.
O hub é uma moderna estação de recarga rápida com áreas de carregamento de alta potência que podem ser reservadas antecipadamente. Cada vaga possui uma trava, que é levantada, e permanece assim por 15 minutos até que o motorista chegue ao ponto. Pensada para donos de carro elétrico que não têm possibilidade de recarga em casa, o local atrai também outros motoristas simplesmente pela rapidez do processo.
Uma vez estacionado o carro na vaga para recarga, o motorista aciona o carregamento e recebe um código para acessar o lounge na parte superior. Funcionando 24 horas por dia, a porta é aberta com o código informado. Das 07h às 22h, sempre existirá um funcionário do local para atender qualquer demanda. O objetivo é ajudar os motoristas que tenham alguma dificuldade com o sistema ou com os cabos, como pessoas mais idosas, por exemplo.
O lounge é dividido em duas partes. A primeira é aberta para qualquer proprietário de carro elétrico durante a recarga. Há máquinas de conveniência, com café, salgados e doces, banheiros e espaços para descanso. Pequenas mesas também podem ser utilizadas como apoio. Uma tela mostra o andamento da recarga de todos os carros estacionados, informando o tempo de recarga restante. Durante a nossa visita, todos foram muito rápidos - no máximo 20 minutos para a carga completa.
O segundo nível só pode ser acessado por clientes Audi. Em um espaço maior, há sofás, poltronas e ambientes mais isolados, como uma pequena sala de conferência com TV para uso profissional. Este ambiente pode ser reservado com antecedência. Desta área também pode ser acessado um ambiente externo, com mais mesas e cadeiras ideais para um lanche rápido.
A Audi aproveita a boa utilização do ambiente para conhecer melhor os proprietários de carros elétricos, sejam eles donos de Audi ou não. Para quem já é cliente, a marca estreita o relacionamento e valoriza a preferência pela marca. Para quem ainda não é dono, a Audi aproveita e oferece o test-drive de modelos como o RS e-Tron GT e Audi Q4 e-tron durante o tempo de recarga. Assim, a Audi pode usar um especialista da marca e tentar conquistar não clientes. Quem optar pelo test-drive, terá 30 minutos com o carro... ao lado de uma Autobahn.
Existem outras opções via parceria para os usuários da estação. O serviço de delivery Gorillas, por exemplo, garante a entrega de produtos de supermercado em até 20 minutos. Neste caso, a ideia é que o motorista estacione o seu carro para recarregar e faça compras pelo aplicativo. A entrega será feita no hub antes mesmo da recarga ser finalizada, otimizando o tempo do cliente. Outros serviços, como lavagem e limpeza dos carros, serão adicionados gradualmente.
Baseado em um conceito modular, o hub tem construção mais simples e rápida, o que torna desnecessária uma infraestrutura complexa com linhas de alta tensão e transformadores caros, o que facilita o planejamento e execução.
Uma das perguntas que mais ouvimos toda vez que falamos sobre carros elétricos é: para onde vão as baterias depois que forem retiradas dos carros? Nós vimos, na prática, a resposta para esta pergunta. O Audi Charging Hub utiliza baterias de íons de lítio usadas que foram retiradas dos carros de teste da Audi. Na parte inferior da estrutura, foram montados 3 Powercubs com capacidades entre 300 kWh e 525 kWh. Há também um repositório central, chamado Storage Cube, que armazena entre 300 kW e 875 kWh.
Pack de uma bateria Audi utilizada na estação
Recebendo apenas energia renovável, os 3 Powercubs são os responsáveis por abastecer os carros (2 recargas para cada cub). Um computador central é o cérebro de toda a "logística de energia". Ele é responsável por gerenciar os níveis de abastecimento dos Powercubs e utiliza o Storage Cube central para deixar os 3 Powercubs sempre abastecidos. Assim, todas as estações terão garantia de disponibilidade de energia para os carros.
Isso significa que graças aos cerca de 2,45 MWh de armazenamento provisório, as estações de carregamento em Nuremberg só precisam de uma conexão de energia verde de 200 kW para a rede de baixa tensão que já está disponível, o que é totalmente suficiente para operar o hub de carregamento da Audi. A energia utilizada é de origem eólica e solar.
"Powebanks gigantes" são instalados na parte debaixo do lounge
Conversando com o time da Audi responsável pelo local, eles disseram que já existiram situações em que faltou energia na região, mas o Charging hub permaneceu operando.
Os clientes podem carregar carros elétricos com até 320 kW de potência em seis pontos de carregamento. Um total de cerca de 80 veículos podem ser carregados aqui por dia sem atingir os limites da capacidade do sistema de armazenamento de energia combinada com a entrada de energia de 200 kW do hub.
Durante a nossa visita, o tempo de 20 minutos em média nos pareceu rápido demais e pouco para uma pausa, seja para café ou banheiro. Outro ponto de destaque: a educação dos motoristas. Em nenhum momento um carro totalmente carregado ficou ocupando a posição. Assim que o aviso de carga completa era emitido, imediatamente o motorista descia, ao menos, para retirar da vaga de recarga e colocar nas vagas de estacionamentos convencionais.
Mas e no caso em que o motorista deixar na vaga além do tempo? A resposta para essa pergunta é a cobrança de um valor, um pouco mais salgado, pelo estacionamento. Como dissemos a cima, em nenhum momento vimos situação parecida.
Atualmente, qualquer pessoa que opte por usar as estações de carregamento de alta potência no centro de carregamento da Audi em Nuremberg, precisa apenas pagar pelo serviço de carregamento, que custa 31 centavos de dólar por kWh, independentemente da taxa de recarga. Isso torna o hub de carregamento da Audi uma alternativa real ao carregamento em casa, pois o preço é o mesmo que alguém pagaria por utilizar um Wallbox doméstico, com a vantagem de ser muito mais rápido.
O Audi Charging Hub nos deu várias respostas sobre o que podem ser as estações de recargas rápidas pelo mundo. Totalmente sustentável e de rápida instalação, utiliza energia verde aproveitando a segunda vida das baterias. Oferece um diferencial para clientes da Audi e têm o potencial de conquistar novos clientes para marca, principalmente pelo test-drive.
Um ponto que não havíamos pensado é a integração de serviços, como o delivery de supermercado, lavagem dos carros entre outros. Atende quem mora perto, atende que está em viagem e atende quem consegue se programar para fazer uma reunião, por exemplo, no lounge da marca.
A Audi conseguiu pensar e aplicar na prática muitos conceitos e teorias em um só lugar. Hoje o tempo de carregamento é de 20 a 30 minutos, mas isso pode diminuir ainda mais no futuro. Atualmente, é a melhor infraestrutura de recarga que já visitamos. Tomara que se espalhe pelo mundo.
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