page ad skin

Hyundai cria sistema que ajusta altura do carro para proteger baterias

Controle Eletrônico de Nivelamento (ELC) é capaz de ajustar altura do carro automaticamente em até 6 cm

Hyundai Ioniq 5 (volante à direita)

Divisão de mobilidade inteligente do grupo Hyundai, a Hyundai Mobis anuncia nesta semana a criação de sistema capaz de ajustar automaticamente a altura de condução do veículo elétrico. Batizado de Controle Eletrônico de Nivelamento (ELC), o dispositivo tem funcionamento semelhante ao de um sistema de suspensão pneumática e ajuda diretamente na proteção das baterias e na ampliação dos índices de autonomia.

De acordo empresa, o ELC usa uma bomba hidráulica elétrica para controlar a altura do veículo a partir de todas as quatro rodas, com sensores que detectam mudanças na altura do carro durante a rodagem. Depois de analisar a velocidade de condução e o peso bruto do veículo, o sistema controla automaticamente a altura em até 6 cm, permitindo também que o motorista o faça manualmente conforme necessário.

A Hyundai diz que há inúmeros benefícios em controlar a altura do veículo, especialmente em se tratando de modelos elétricos. Como as baterias são montadas no assoalho da carroceria, podem ser melhor protegidas contra impactos com ajustes na suspensão. Ao mesmo tempo, diminuindo a altura, é possível tornar o carro mais aerodinâmico e reduzir o centro de gravidade, otimizando desempenho e índices de autonomia.

Outra vantagem, neste caso para os passageiros, é facilitar a entrada e saída do veículo ajustando automaticamente a altura conforme abertura das portas. Em outras palavras, é algo semelhante ao chamado Modo Kneel oferecido pela Rivian nos modelos R1T e R1S (ambos equipados com suspensão pneumática).

A Hyundai diz ainda que planeja desenvolver uma versão do ELC que faça uso de uma câmera de varredura frontal e dados de navegação para preparar a suspensão para possíveis buracos ou solavancos na estrada, semelhante ao que a Mercedes-Benz oferece no sistema de suspensão Magic Body Control. O dispositivo já está sendo testado em protótipos e a promessa é de que em breve seja disponibilizado no mercado.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários