A Stellantis e a Samsung SDI anunciam o início da produção de sua fábrica de baterias na cidade de Kokomo, no estado de Indiana (EUA). O complexo será operado em uma joint venture para fabricar células de íon-lítio, que serão usados pelos carros das marcas da Stellantis como Fiat, Jeep, Dodge, Peugeot e Citroën.
Para marcar o início da construção da fábrica, a primeira viga de aço foi assinada pelo prefeito de Kokomo e pela equipe de gerência da joint venture. A viga foi posicionada após o ato. Se tudo seguir como planejado, o complexo, que foi anunciado em maio passado, iniciará a produção de baterias para carros elétricos no 1º trimestre de 2025.
A capacidade anual de produção começará em 23 gigawatt-horas (GWh), embora existam planos para aumentar este valor nos anos seguintes para 33 GWh. Isto aconteceria antes de 2030. Será o suficiente para entregar energia para 300 mil carros elétricos da Stellantis, assumindo que cada um tenha 100 kWh por conjunto de bateria).
A fábrica em si é um projeto significante, fruto de um investimento de US$ 2,5 bilhões (com chances de sofrer um aumento gradual para US$ 3,1 bilhões). Apesar disso, não é um aporte tão grande assim, visto que algumas fábricas chegaram a custar cerca de US$ 5 bilhões.
Por enquanto, a Stellantis não fala nada sobre quais carros receberão as baterias feitas nesta nova fábrica. Acredita-se que abastecerá somente modelos feitos nos Estados Unidos, como Jeep, Chrysler, Dodge e Ram.
Vale lembrar que a Samsung SDI não é a única parceira da Stellantis na produção de baterias. A fabricante também está trabalhando com a LG Energy Solution em um projeto ainda maior, erguendo uma fábrica de 45 GWh no Canadá, prevista para iniciar a operação no 1º trimestre de 2024.
A joint venture da Stellantis e Samsung SDI em detalhes:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda