Dakota elétrica? Ram trabalha em inédita picape média abaixo da 1500 REV
Foi relatado que os concessionários dos Estados Unidos tiveram acesso a um protótipo com visual similar à Ram 1500 REV
A Ram está perto de revelar um veículo conceito que irá antecipar a primeira caminhonete de médio porte totalmente elétrica da marca, de acordo com concessionárias que participaram de uma reunião da empresa em Las Vegas na semana passada.
Afirma-se que a caminhonete tem um design semelhante ao do conceito da Ram Revolution 1500 mostrado no Consumer Electronics Show (CES) em janeiro, mas como disse o CEO da Ram Mike Koval Jr. antes da reunião dos concessionários, o conceito de tamanho médio não seria tão desenvolvido como o da Revolution, conforme Automotive News.
O revendedor Randy Dye, que foi presidente do conselho de revendedores da Stellantis em 2022, disse que o novo conceito era "espetacular:"
"Vamos voltar àquele jogo [de tamanho médio]", disse Dye à Automotive News. "Sem dúvida, parece um carneiro". Eu olho para algumas das outras opções de médio porte no mercado, e não vou me meter nas marcas individuais, mas acho que elas nem sempre favorecem sua marca-mãe. As de médio porte parecem ter escapado, e não parecem ser as mesmas. Isto é muito "um Carneiro".
Galeria: Ram 1500 REV
Mas o conceito de uma caminhonete elétrica menor e mais acessível não foi o único veículo mostrado aos revendedores em Las Vegas. A Stellantis detalhou mais de 30 produtos de seu vasto portfólio de marcas, incluindo um conceito para a próxima geração do Durango, que afirma ser "drasticamente diferente da geração atual".
Ram (ou Dodge, já agora) não tem mais uma picape de médio porte em seu portfólio desde que a Dakota foi aposentada em 2011. A picape compartilhava os mesmos elementos que o SUV Durango, que continuou com uma terceira geração após a descontinuação do Dakota, na mesma plataforma que o Jeep Grand Cherokee.
Com tudo isso dito, parece que o Stellantis está trabalhando na renovação dos modelos de médio porte na linha Ram, que incluirá versões totalmente elétricas, como menciona Randy Dye:
"Eu amo nossas coisas de barra quente. Eu adoro nossos motores a gás. Eu amo tudo isso", disse ele. "Mas se você tomar um minuto e pensar no desempenho, será que importa que seja um motor ICE? Será que importa que seja um motor diesel? Acho que muita gente teme que voltemos aos anos 80, quando o negócio de carros de desempenho simplesmente não existia, e não é disso que se trata. De fato, número sábio, eu diria que provavelmente muitas das plataformas EV têm melhor desempenho do que o gasolina".
Configurada para ser baseado na arquitetura STLA Frame, que pode aceitar baterias com capacidade entre 101 kWh e 118 kWh (para um alcance de direção de até 800 km), a data de revelação da caminhonete totalmente elétrica ainda não foi divulgada.
Vale lembrar que a Ram revelou o conceito Revolution 1500 no início do ano e mais tarde mostrou a versão de produção da caminhonete elétrica 1500 REV, que está programada para entrar em produção em 2024.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis confirma que RAM terá picape de trabalho movida a hidrogênio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Ram sugere que picape elétrica com porte de Dodge Dakota está em andamento
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Ram 1500 REV, picape elétrica com até 800 km de alcance tem dados revelados
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Ram 1500 REV, 1ª picape elétrica da marca, esgota em apenas em 5 dias