Toyota celebra 10 anos desde o lançamento do seu 1º híbrido no Brasil
Prius, lançado em 2013, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no País
A Toyota celebra o marco de dez anos do lançamento oficial do seu primeiro modelo híbrido no Brasil. O Prius, primeiro carro híbrido com produção em série do mundo, ajudou a difundir a eletrificação e abriu as portas para o desenvolvimento de novas opções de propulsão, como a solução pioneira desenvolvida no Brasil, o híbrido flex.
Importado do Japão, o Toyota Prius foi apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de 2012. No entanto, o modelo já circulava pelas ruas da capital paulista quando foi incorporado à frota dos táxis “verdes” de São Paulo (SP). Uma iniciativa que visava oferecer veículos mais limpos e sustentáveis, incentivar a popularização da tecnologia, e incentivos como redução de impostos (IPVA) e isenção do rodízio para esse tipo de veículo.
“O Prius cumpriu um importante papel nestes dez anos aqui no Brasil, e abriu caminho para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, contribuindo no processo de eletrificação do nosso portfólio.
Toda essa expertise, resultado da colaboração entre os engenheiros brasileiros e japoneses, permitiu a Toyota apostar ainda mais no País, atrair investimentos, gerar mais renda e emprego em toda a cadeia produtiva e mostrar que é possível contribuir com a neutralidade de carbono na nossa indústria”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Com visual distinto e mais ousado em relação ao restante da linha, o Prius deixava claro sua proposta moderna e mais limpa. Equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, se destacava pela eficiência energética e de combustível, baixa emissão de CO2, e por ser reciclável: 95% do Prius era reutilizável, 85% totalmente reaproveitado e 95% dos componentes da bateria poderiam ser reaproveitados.
Pouco depois do lançamento, já em 2015, a Toyota iniciou o desenvolvimento da tecnologia que é inédita em termos mundiais e exclusiva para o mercado brasileiro, a propulsão híbrida flex, que tornava o Prius ainda mais amigável ambientalmente ao se utilizar o etanol.
Após investimentos de R$ 1 bilhão, a nova opção de propulsão era anunciada em setembro de 2018, sendo inaugurada no Toyota Corolla. Lançado em setembro de 2019, o modelo foi o responsável pela expansão e popularização dos híbridos flex no país, sendo o modelo eletrificado mais vendido do país. Dois anos depois, e novos investimentos seria a vez do Corolla Cross receber a opção híbrida flex.
Galeria: Toyota Prius Flex - Apresentação
Atualmente, os dois modelos respondem pelo maior market share de eletrificados leves no país, com uma participação de 30% no primeiro trimestre deste ano. No total, foram produzidas no país mais de 60 mil unidades desde o lançamento dessa opção de propulsão - 105.000 considerando os dois tipos híbridos.
Hidrogênio a partir do etanol
Recentemente, a Toyota anunciou uma nova parceria para um projeto de pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para viabilizar a produção em larga escala de hidrogênio verde a partir do etanol.
A Toyota irá fornecer uma unidade do Toyota Mirai, o primeiro carro da montadora japonesa de série movido à célula de combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle). Ele será usado para testes sobre a performance de um veículo movido a hidrogênio. Além do Mirai, o hidrogênio renovável vai abastecer três ônibus que circularão na Cidade Universitária da USP.
Esse projeto é uma das várias iniciativas em busca de soluções para descarbonizar a frota de veículos no país. A Toyota adota uma abordagem que se apoiará em veículos elétricos, híbridos e também em modelos equipados com célula de combustível a hidrogênio.
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