O Volkswagen ID.7 estreia como o novo carro elétrico topo de linha da marca alemã. O sedã elétrico, que está sendo considerado o sucessor do Passat, aparece pela primeira vez em fotos oficiais sem camuflagem. Ele chegará ao mercado a partir do segundo semestre de 2023.
A maioria das informações e números sobre o VW ID.7 já haviam sido divulgados, mas até agora a Volkswagen só havia mostrado o novo carro elétrico com camuflagem. Nosso time InsideEVs Alemanha já viu o protótipo ao vivo e participou de uma oficina onde foram divulgados alguns dados sobre o modelo.
O VW ID.7 mede 4.961 mm de comprimento e tem uma distância entre eixos de 2.966 mm, o que seria equivalente a um Mercedes-Benz EQE. Sem contar os espelhos retrovisores externos, o 'Passat elétrico' tem 1.862 mm de largura, enquanto o coeficiente de arrasto é de apenas 0,23.
A capacidade do porta-malas varia de 532 a 1.600 litros. Como já se suspeitava por causa das juntas da carroceria, o carro elétrico tem uma grande tampa traseira e um banco traseiro dobrável.
O ID.7 está disponível em duas versões: Pro e Pro S. Ambos têm um motor elétrico de 285 cavalos de potência (210 kW).
O Pro vem com uma bateria de potência bruta de 82 kWh (77 kWh líquidos) que fornece um alcance de ciclo WLTP estimado em 615 quilômetros. O sistema comporta carregamento DC a 170 kW.
O Pro S recebe um pacote com uma capacidade bruta de 91 kWh (86 kWh líquidos) que oferece uma distância de condução estimada de 700 km. A capacidade de carga DC é um pouco mais alta, de 200 kW.
O tempo de carregamento com corrente contínua (10 a 80%) deve ser de apenas 25 minutos - para o VW ID.4 Pro Performance esse tempo é de 29 minutos no configurador, mas aqui para um intervalo de carga de 5 a 80%. Já o novo ID.3 Pro S leva 30 minutos nesse mesmo padrão.
O novo motor síncrono de ímã permanente (PSM) para o eixo traseiro já foi apresentado em detalhes há poucos dias. De acordo com a VW, o consumo de energia aqui deve ser 50% menor do que com o conhecido motor de 150 kW (204 cv).
Ainda não foram divulgados os dados de desempenho, ou seja, tempos de pista, velocidades máximas e consumo de energia. Também ainda não há informações sobre preços.
E agora falando dos equipamentos, novidade é o teto panorâmico opcional com "Smart Glass". O teto pode ser alterado de transparente para opaco e vice-versa com um botão no console do teto. Isto é possível graças a uma camada de cristais líquidos especiais (PDLC, Polymer Dispersed Liquid Crystal) integrados ao vidro, que se dispõem sob tensão de tal forma que o vidro se torna transparente. Sem tensão, o vidro é opaco - o que é uma vantagem quando o carro está estacionado sob o sol.
Um sistema de informação e entretenimento com tela de 15 polegadas está no centro do painel. Os controles deslizantes de toque iluminados permitem ajustar a temperatura e o volume de áudio da cabine.
O head up display com realidade aumentada é um destaque, sendo que o VW ID.7 terá ainda bancos dianteiros com ajuste elétrico em 14 posições e função Climatronic com sensores de temperatura e umidade para aquecê-los ou resfriá-los automaticamente, além de um sistema de massagem para as versões mais caras.
O sedã elétrico topo de linha contará ainda com o sistema Travel Assist, que inclui controle de cruzeiro adaptativo e mudança de faixa de rodagem assistida. A tecnologia é capaz de detectar limites de velocidade e ajustar automaticamente a velocidade do veículo.
Como antes, a bomba de calor não é um item de série, por isso é preciso encomendá-la para obter uma eficiência aceitável no inverno. O sistema de navegação também não está a bordo na versão básica.
O Volkswagen ID.7 será construído na fábrica Emden, na Alemanha, e também na China. Na Europa e na China, o sedã elétrico será lançado no último trimestre de 2023, seguindo-se a América do Norte em 2024. Na Alemanha, o ID.7 estará disponível para encomenda a partir de meados do ano.
Dados técnicos do Volkswagen ID.7
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 tem lançamento adiado nos EUA: "dinâmica de mercado mudou"
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Volkswagen ID.7 GTX é a perua mais potente já feita pela fabricante
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Avaliação: Na autobahn com o sedã elétrico Volkswagen ID.7
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais