BYD fará testes com ônibus elétricos articulados em Curitiba
É o início da série de testes com veículos elétricos que servirão de base para o plano de eletromobilidade da capital paranaense
Ônibus elétrico da BYD começará a circular na próxima sexta-feira (28), abrindo a fase de testes para o plano de mobilidade elétrica no transporte coletivo da prefeitura de Curitiba (PR).
Segundo comunicado divulgado pela prefeitura da capital paranaense, o veículo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.
Será uma avaliação de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias, que marcará o início da série de testes técnicos com veículos elétricos que vão servir de base para o plano de mobilidade elétrica do município. No edital, já constam seis empresas cadastradas - além da BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes - e oito veículos que serão testados até outubro.
Os resultados desses testes servirão de base elaborar o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal, em 2024. Os ônibus elétricos vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.
Até 2030, a meta é de que 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.
“O futuro do transporte coletivo é elétrico. Vamos iniciar os testes e criar nosso programa de aquisições de ônibus elétricos para as linhas Inter II, o Interbairros II e o eixo Leste-Oeste”, diz o prefeito Rafael Greca.
“Estamos iniciando o processo de migração para a matriz elétrica, não poluente. Trata-se de uma tecnologia nova, que precisa ser avaliada dentro da realidade do transporte coletivo. O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia do transporte coletivo de Curitiba.
Galeria: BYD - ônibus elétrico articulado em Curitiba
No comunicado, a prefeitura explica que o ônibus elétrico articulado da BYD irá circular sem passageiros nesta fase de testes por conta do posicionamento das portas de embarque, que ficam do lado esquerdo, fora do padrão do nosso transporte público.
“Se for aprovado nos testes, no entanto, o ônibus terá que ser produzido dentro das especificações do município”, acrescenta Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs.
O modelo D11B é um ônibus elétrico articulado, de piso baixo, tem carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas. Ao todo, doze motoristas, dois quais duas mulheres, serão treinados para dirigir o ônibus da BYD durante o período de testes.
Além da BYD, outra empresa chinesa, a Higer Bus, fez uma demonstração do seu ônibus elétrico em cinco linhas do transporte coletivo de Curitiba. Na ocasião, 3.923 pessoas utilizaram o veículo. A Higer deve voltar a fazer testes nesse ano, dessa vez já dentro do edital de chamamento público para avaliação técnica.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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