O Hyundai Creta é sucesso de vendas em vários mercados. Até o mês passado, o modelo da montadora sul-coreana foi o SUV compacto mais vendido no Brasil, e também na Índia, onde é líder disparado há um bom tempo. Mas olhando para a frente, a Hyundai já testa a versão 100% elétrica do Creta no país asiático, onde deve estrear até 2025.
A Índia é simplesmente o terceiro maior mercado automotivo do mundo, ficando atrás apenas dos gigantes China e Estados Unidos. Então é natural que a Hyundai comece a investir mais neste mercado, inclusive no que se refere à eletrificação.
Mas falando do Hyundai Creta elétrico, um protótipo sem camuflagem usando como mula a carroceria da versão atual a combustão, foi flagrado recentemente na rodovia Chennai Bangalore Expressway. Sem saídas de escape e sem radiador, o "motorista dirigia muito rápido pela via expressa indiana", segundo o relato de um membro do fórum - Team-BHP.
Segundo a imprensa indiana, a Hyundai tem adotado uma estratégia "de cima para baixo" com relação ao desenvolvimento de carros elétricos, começando pelos modelos mais premium e gradualmente descendo para os mais acessíveis.
Chamado internamente de SU2i EV, o Hyundai Creta elétrico está em desenvolvimento acelerado, mas podemos esperar que design final será ligeiramente diferente quando esta variante totalmente elétrica chegar ao mercado.
Notícias locais dão conta que a Hyundai vem testando o Creta elétrico com uma bateria que provavelmente é derivada de outro SUV elétrico compacto, no caso o Hyundai Kona EV, que, aliás, está sendo lançado no Brasil por R$ 289.990 e começará a ser entregue nas próximas semanas.
Se for o caso, estamos falando de um motor elétrico montado no eixo dianteiro de 100 kW (136 cv) e 40,3 de torque. No caso do Kona EV, a bateria fornece autonomia para mais de 300 km com uma carga, embora a imprensa indiana informe que o Creta EV terá alcance na faixa dos 400 km.
A produção em série do Hyunda Creta elétrico deve começar até o final de 2024, com a versão de produção sendo apresentada oficialmente na Auto Expo 2025.
No caso específico da Índia, o SUV elétrico da Hyundai terá a concorrência de modelos como o Maruti YY8, que deve ser lançado na mesma época. Tata Motors e Mahindra já revelaram planos para lançar novos veículos elétricos na região até 2025, sem contar com os projetos já anunciados de marcas como Renault-Nissan e Stellantis.
Fonte: Rushlane / Fotos: BHP Team
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais