O assunto transição energética parece estar no centro do debate, com uma cobertura e visibilidade cada vez maiores. No entanto, uma ampla pesquisa realizada pela Llorente Y Cuenca (LLYC) concluiu que a sociedade como um todo ainda tem baixa participação nesse tema. 

A consultoria espanhola com presença global realizou um estudo abrangente, onde analisou 2,2 milhões de menções sobre o tema transição energética no Twitter e LinkedIn nos últimos 35 meses que foi publicado pelo portal EPBR. 

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Segundo o resultado da pesquisa, as empresas que atuam no segmento se esforçam para comunicar a transição energética e as mudanças decorrentes dela, mas têm encontrado dificuldades para estabelecer diálogo com uma parte mais ampla da sociedade. Outro ponto que chamou a atenção no estudo foi a politização do tema e um diálogo polarizado.

O estudo da LLYC também constatou que há pouca informação nas redes sociais sobre a transição energética.

 “É preciso democratizar essa conversa”, defende Anatricia Borges, diretora de ESG da LLYC. 

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A descarbonização foi o principal tema abordado pelas empresas, uma pauta que é considerada complexa. Nesse campo, os assuntos mais abordados foram "emergência climática" e "fim dos combustíveis fósseis".

“É um tema difícil e é aí que entra o papel da comunicação, é necessário fazer a tradução desse assunto, que tem muitas terminologias técnicas”, acrescenta Borges.

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E a pesquisa trouxe ainda outros dados importantes: a mídia é o principal meio de informação sobre a transição energética, seguido por personalidades famosas, influenciadores e políticos, nessa ordem.  

Do lado das empresas, a LYCC concluiu que os grandes grupos pautam discussões sobre a transição nas redes sociais, mas ao mesmo tempo se retroalimentam sobre os mesmos assuntos, gerando pouco diálogo com a sociedade.

A companhia mais mencionada nas redes no tema transição foi a Petrobras, seguida da Natura, Shell, EDP e Neoenergia. Enquanto a Natura é mencionada com uma forte associação com o tema da sustentabilidade, a Petrobras é citada pela falta de prioridade e atraso no tema transição energética. 

Relevante, esta pesquisa mostra que as empresas e a mídia no Brasil ainda precisam melhorar e ampliar o alcance da comunicação sobre a transição energética e temas relacionados, como a mobilidade elétrica, energia limpa, veículos elétricos, hidrogênio verde, entre muitos outros. 

Fonte: epbr