O Iveco Group e a Nikola Corporation anunciaram hoje que sua parceria (iniciada em 2019), relacionada a caminhões pesados de emissão zero na América do Norte e Europa, entrou em uma nova fase.
Pode-se pensar que talvez haja algum novo projeto conjunto no horizonte, mas, na verdade, é o oposto, já que os dois parceiros pretendem se concentrar em seus próprios projetos de caminhões elétricos a bateria e célula de combustível (Grupo Iveco na Europa e Nikola na América do Norte).
De acordo com o comunicado de imprensa, cada empresa está agora ansiosa para aumentar seu próprio foco no transporte pesado.
Um dos principais pontos do acordo é que o Grupo Iveco assumirá a propriedade total da joint venture em Ulm, na Alemanha (aguardando aprovações regulatórias). Além disso, o Grupo Iveco "será licenciado para acessar livremente e continuar desenvolvendo software de controle de veículos para o BEV e FCEV desenvolvidos em conjunto".
Do lado da Nikola, a empresa "receberá a licença de tecnologia IVECO S-Way para a América do Norte e fornecimento de componentes relacionados do Iveco Group, e ganhará a propriedade conjunta da propriedade intelectual da Geração 1 eAxles, tecnologia desenvolvida em conjunto com a marca de powertrain do Grupo Iveco, a FPT Industrial".
Em outras palavras, parece que eles começaram a se separar de maneira controlada para limitar os efeitos negativos. Os caminhões Nikola ainda serão baseados na plataforma Iveco S-Way, então a empresa continuará seus negócios com foco na América do Norte.
"O Grupo Iveco cobrirá o desembolso de capital relacionado a esta nova fase de colaboração por meio de sua liquidez disponível, adquirindo os itens acima mencionados parcialmente em dinheiro (US$ 35 milhões) e parcialmente em ações da Nikola (20 milhões de ações). Apesar do impacto negativo de caixa gerado, o Grupo Iveco prevê absorvê-lo com geração de fluxo de caixa e, portanto, isso não altera sua meta de fluxo de caixa para 2023; também manterá uma quantidade significativa de ações da Nikola."
Adivinhamos que quando a CNH Industrial (dona da fabricante de caminhões Iveco e da marca de powertrain FPT Industrial) investiu US$ 250 milhões iniciais há alguns anos, eles esperavam uma parceria mais frutífera (e menos dramática relacionada ao CEO da Nikola).
No entanto, o segmento de eletrificação é desafiador. A Nikola registrou mais de US$ 50,8 milhões em receitas em 2022 (acima de US$ 0 em 2021), enquanto seu prejuízo líquido foi de mais de US$ 784 milhões (acima de um prejuízo líquido de mais de US$ 693 milhões).
A Nikola Corporation, que tem sua própria fábrica em Coolidge, Arizona (a produção em série começou em 21 de março de 2022), informa que no 4º trimestre de 2022 produziu 133 caminhões Nikola Tre BEV totalmente elétricos, dos quais 20 foram entregues aos revendedores. A previsão é que, em 2023, de 250 a 350 veículos sejam entregues às concessionárias.
No caso da versão de célula de combustível de hidrogênio, em 21 de fevereiro, a Nikola informou que "concluiu a construção e o comissionamento de 17 caminhões beta FCEV e agora estão no processo de construção de 10 caminhões gama". As entregas aos clientes estão programadas para a segunda parte deste ano, com um plano de entregar de 125 a 150 unidades no 4º trimestre de 2023.
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