Recentemente, a Nikola Corporation entregou o primeiro caminhão elétrico Nikola Tre para a Total Transportation Services Inc., uma empresa presente nos portos da Califórnia. Os veículos (dois, presumimos) serão usados nos portos de Los Angeles e Long Beach.

É um marco importante para a Nikola, que finalmente chegou ao estágio de produção e vendas de caminhões totalmente elétricos, enquanto ainda trabalha nos caminhões de células de combustível de hidrogênio que estão prometidos para chegar ao mercado em 2023.

A Total Transportation Services tem uma carta de intenção para 100 caminhões elétricos da Nikola (30 elétricos a bateria e 70 a hidrogênio), mas a princípio, a empresa receberá dois elétricos e dois a células de combustível. As 30 unidades do caminhão elétrico Tre serão entregues em 2022, enquanto os equipados com células de combustível seguirão a partir de 2023. No entanto, o acordo depende dos resultados e validações piloto:

"Com base na conclusão satisfatória dos ensaios veiculares e sujeitos à obtenção de determinado financiamento governamental pela TTSI, 30 BEVs devem ser encaminhados ainda em 2022, e 70 FCEVs estão previstos para começar em 2023."

Nikola Tre BEV
Nikola Tre BEV
Nikola Tre BEV - painel

O CEO da Nikola, Mark Russell, disse:

"A Nikola se comprometeu a fazer suas primeiras entregas Tre BEV no quarto trimestre de 2021 e é uma grande honra celebrar este marco com nosso parceiro, TTSI, e dignitários que estão comprometidos em avançar em soluções de transporte de emissão zero para reduzir as emissões de caminhões nas operações portuárias. A TTSI tem metas significativas de sustentabilidade, e temos o prazer de ajudá-los a alcançar sua visão com nossos caminhões de emissão zero."

 
 

Em setembro, a IVECO (que integra a CNH Industrial) e a Nikola Corporation anunciaram um memorando de intenções com a Hamburg Port Authority AöR (HPA) relacionada às vendas de até 25 caminhões elétricos Nikola Tre.

Vamos lembrar que a IVECO e a Nikola têm uma fábrica de joint-venture em Ulm, Alemanha (na fábrica de caminhões da IVECO), que produzirá versões BEV e FCV de veículos Nikola para a Europa. A base dos veículos é a plataforma IVECO S-Way, incluindo a cabine do motorista modificada.

Na verdade, de acordo com o comunicado de imprensa, mesmo o Nikola Tre destinados aos clientes dos EUA são produzidos na Alemanha:

"Os primeiros modelos Nikola Tre produzidos aqui serão entregues a clientes selecionados nos Estados Unidos em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria (BEV), a próxima evolução desta plataforma modular de serviço pesado também foi exibida ao público na forma do protótipo do veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) do Nikola Tre. Esse modelo subsequente entrará em produção em Ulm até o final de 2023." - CNH Industrial (setembro de 2021)

De acordo com o site da Nikola, o alcance da versão de produção do Tre será de até 563 km, em comparação com as 300 milhas (482 km) declarados anteriormente.

Nikola Tre 6x2 especificações:

  • até 350 milhas (563 km) de alcance em um ciclo de teste não revelado
  • Capacidade da bateria de 753 kWh
  • velocidade máxima de 75 mph (121 km/h)
  • capacidade de inclinação de 36 mph (58 km/h) a 6%
  • potência do sistema de 480 kW (645 cv)
  • Carga rápida DC: 10-80% de SOC em 120 minutos a até 240 kW (padrão CCS1 ou CCS2)
  • GCWR: 82.000 lbs. (37.195 kg)
  • peso do veículo: não revelado