GM retorna à Europa: primeiros carros elétricos à venda no final de 2023

Retorno ao Velho Continente começará com Cadillac Lyriq e Chevrolet Equinox

Chevy Blazer EV 2024 Chevy Blazer EV 2024

A General Motors já havia dito: a intenção é retornar à Europa com uma linha de veículos elétricos. Agora, a empresa está anunciando alguns detalhes extras sobre o plano com o qual retornará ao Velho Continente, do qual está oficialmente ausente desde 2017.

Em primeiro lugar, temos uma data: começa no último trimestre de 2023. Depois, também sabemos que a estreia começará nos mercados do norte, onde os carros elétricos estão realmente registrando números mais altos (pelo menos quando se trata de porcentagens de participação de mercado).

Começa pela Escandinávia

A notícia sobre o retorno da GM à Europa foi anunciada por Jaclyn McQuaid, presidente da General Motors Europe, que falou à Automotive News Europe à margem do evento Future of the Car, organizado pelo Financial Times.

Foi nessa ocasião que McQuaid disse que os primeiros carros elétricos do fabricante norte-americano estarão disponíveis no último trimestre. A começar pela Noruega, que quer vender apenas carros elétricos já em 2025, depois Suécia, Dinamarca e Finlândia.

Do Lyriq ao Hummer

Quanto aos modelos que atravessarão o Atlântico, entre os primeiros deverá estar o Cadillac Lyriq. A ele se juntarão o Chevrolet Equinox, que tem um preço inicial nos EUA de menos de US$ 30.000 e atacará o segmento inferior do mercado, e o Chevrolet Blazer EV. Posteriormente, a linha será ampliada com a chegada do Hummer EV e do Chevrolet Silverado.

Além da produção "americana", a GM também está considerando vender na Europa os carros elétricos que produz na China por meio de uma série de joint ventures estabelecidas no gigante asiático. Entre eles, está o Buick Electra E5, um crossover de tamanho médio com preço atraente.