Jovens compram carros elétricos para impulsionar a transição energética

Pesquisa mostra que os jovens compradores de carros elétricos estão mais engajados no combate às mudanças climáticas

chevrolet bolt carregamento (2) chevrolet bolt carregamento (2)

Casas inundadas, carros submersos, estradas destruídas e pessoas em lágrimas. As imagens das recentes enchentes na região de Emilia-Romagna, na Itália estão circulando pelo mundo, lançando mais um alarme sobre as mudanças climáticas e despertando (espera-se) a consciência dos negacionistas.

Porque todos os especialistas (como Luca Mercalli, só para citar um) concordam: eventos catastróficos como esse também são resultado do aquecimento global. Um fenômeno que preocupa cada vez mais os jovens. Cerca de 6 em cada 10 (exatamente 60% da Geração Z e 57% da geração do milênio) consideram a mudança climática uma fonte de estresse.

Os números são fornecidos pela pesquisa "Waves of change: acknowledging progress, confronting setbacks" (Ondas de mudança: reconhecendo o progresso, enfrentando retrocessos) da empresa de consultoria Deloitte, que entrevistou quase 23.000 jovens em 44 países para descobrir seu estado de espírito em relação aos desafios do futuro, do trabalho à transição e à mobilidade.

O que os jovens estão fazendo

Alguns estão se movimentando para reduzir seu impacto no meio ambiente (69% da Geração Z e 73% dos millennials), enquanto outros dizem que estão dispostos a comprar produtos mais sustentáveis (59% da Geração Z e 60% da millennials) para ajudar o planeta. Incluindo o carro elétrico. 16% da Geração Z e 15% dos millennials já compraram um, enquanto 41% e 44% deles prometem fazê-lo nos próximos anos.

O problema é que muitos acham que é difícil colocar as boas intenções em prática, dada a difícil situação econômica (53% da Geração Z e 55% dos Millennias). Uma questão que anda de mãos dadas com o greenwashing, com 3 em cada 10 jovens (30% da Geração Z e 29% dos Millennials) não levando isso a sério.

Mais (e mais) carros elétricos

Há também a vertente do local de trabalho. Os jovens acreditam que as empresas devem fazer mais para contribuir com a transição ecológica: 50% da geração Z e 46% da geração do milênio estão, portanto, pressionando seus chefes a elevar o nível das metas de sustentabilidade.

Até porque cerca de metade dos jovens (53% da Geração Z e 48% da geração do milênio) afirma que o mundo dos negócios deixou de lado a luta contra a mudança climática por causa da guerra pandêmica. O que mais os empregadores deveriam fazer? Os entrevistados têm cinco sugestões: 

Il sondaggio di Deloitte