Os rumores de um Yaris Cross mais refinado vêm circulando há anos e agora o Lexus LBX faz sua estreia oficial. Posicionado abaixo do UX e servindo como novo modelo de entrada, o pequeno SUV é um substituto indireto do extinto hatchback CT. Ele é montado na mesma plataforma GA-B que seu irmão da Toyota, mas com um estilo diferente para se adequar melhor à linguagem de design da Lexus.
O LBX tem 4.190 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.580 mm. Com rodas de 18" como item de série, o pequeno Lexus é, na verdade, um pouco maior que o Yaris Cross e pesa 1.280 kg. Ele será oferecido com opção de tração dianteira e integral, com todas as configurações sendo fornecidas exclusivamente com uma transmissão continuamente variável.
No coração do LBX está um trem de força híbrido baseado em um motor a gasolina de três cilindros e 1.5 litro. Ele produz uma potência combinada de 136 cv (100 kW) e um torque máximo de 185 Nm. É força eletrificada suficiente para uma arrancada de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e uma capacidade máxima de reboque de 750 kg.
Todas as versões do mais recente Lexus recebem uma suspensão dianteira com suporte MacPherson, enquanto a traseira usa uma barra de torção para os modelos FWD e um braço duplo se você optar pelo AWD. As especificações técnicas do último ainda não foram divulgadas, mas sabemos que ele terá um motor elétrico na traseira. É interessante notar que o pequeno SUV compacto tem um capô de alumínio, bem como arcos de roda de resina moldada, balancins e seções inferiores da porta para manter o peso baixo.
No interior, o LBX apresenta um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3" com um head-up display opcional acompanhado por uma tela sensível ao toque de 9,8 polegadas. O sistema de informação e entretenimento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mas apenas o primeiro tem conectividade sem fio. A Lexus mais uma vez se uniu à Mark Levinson, que fornece o sistema de som de 13 alto-falantes que vem junto com um subwoofer.
Opte pelo modelo com tração dianteira e obtenha uma capacidade de carga de 332 litros com os bancos traseiros no lugar. O LBX equipado com AWD provavelmente será menos prático devido ao hardware extra instalado na parte traseira. A Lexus menciona que não fez concessões em termos de qualidade, embora esse seja o novo modelo de entrada. O LBX é o primeiro modelo da empresa cujo desenvolvimento ocorreu principalmente na Europa.
O novo Lexus LBX está programado para entrar em produção no final deste ano e será colocado à venda na Europa e em outros mercados no início de 2024.
Fonte: Lexus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Lexus RX 450h+: híbrido plug-in reúne luxo e eficiência
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Lexus RX 450h+: SUV híbrido plug-in de luxo chega ao Brasil por R$ 609.990
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Lexus pode lançar sedã ES elétrico e dar origem a um Toyota Camry EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota terá sedã elétrico com 800 km de alcance para encarar Tesla Model 3