A GM revelou um novo carro-conceito chamado Buick Proxima, que foi criado em seu estúdio de design com sede em Xangai e oferece um panorama da futura linha totalmente elétrica do grupo.

O Proxima é um sedã com emissão zero que apresenta impressionantes portas tipo asa de gaivota e um interior espaçoso que deve proporcionar uma experiência "residencial" na cabine. Elaborado por uma jovem equipe de designers chineses, o conceito marca o reinício das operações no expandido e renovado China Advanced Design Center da GM e destina-se a pesquisas internas.

GM Buick Proxima EV Concept

Em outras palavras, não espere um veículo elétrico de rua semelhante da Buick ou de qualquer outra marca do portfólio da GM tão cedo, pelo menos nos Estados Unidos, já que se trata de um caso exclusivo da China, com o comunicado de imprensa oficial mencionando que o conceito "representa uma expressão externa de simplicidade e pureza sofisticadas, adaptadas ao ambiente de mercado centrado em tecnologia da China".

No entanto, poderemos ver veículos elétricos com influência chinesa chegando aos Estados Unidos, já que o vice-presidente sênior de design global da empresa, Michael Simcoe, disse que o Shanghai Advanced Design Center estará na vanguarda do estilo dos futuros produtos GM:

"O mercado de veículos elétricos em expansão na China, aliado ao forte desejo dos consumidores por novas tecnologias, proporcionou aos designers da GM uma oportunidade única de revolucionar a mobilidade pessoal", disse ele.

"O Centro de Design Avançado da GM China atua como um dos principais formadores de opinião para os futuros produtos da GM."

Galeria: GM Buick Proxima EV Concept

O centro de estilo com sede na China é um dos quatro centros globais de design avançado e passou por atualizações de instalações e dobrou o tamanho de sua equipe desde 2021. Ele pode criar modelos digitais e de argila e tem uma oficina de pintura, bem como um departamento CMF (cor, material e acabamento).

A GM diz que o estúdio de Xangai "projetará na China para a China", mas também fornecerá "percepções e conhecimentos valiosos obtidos em projetos experimentais para influenciar o design global da GM".

"Experimentamos o design como uma solução para a evolução tecnológica e celebramos a tecnologia como um dos principais impulsionadores do design inovador", disse Stuart Norris, vice-presidente de design da GM China e da GM International. "O rápido desenvolvimento tecnológico na China está capacitando os designers a reimaginar veículos e remodelar suas próprias carreiras."

O estúdio de Xangai conta com uma configuração de Realidade Mista que pode ser usada em um assento universal, bem como um configurador de veículos e aplicativos de revisão 3D sem óculos alimentados pelo Unreal Engine.