Dona da segunda maior reserva de petróleo do mundo, a Arábia Saudita está de olhos bem abertos para a transição da indústria automobilística em direção à eletrificação. Prova disso foi dada recentemente pelo Ministério dos Investimentos do país, que assinou acordo de 5,2 bilhões de euros com a montadora chinesa Human Horizons com vistas ao desenvolvimento de veículos elétricos.
A empresa nasceu em 2017 em Xangai como uma startup e tem alcançado bastante espaço no segmento de elétricos de luxo através da marca HiPhi. De acordo com o que ficou estabelecido na parceria, a Arábia Saudita contribuirá em vários níveis no que diz respeito ao desenvolvimento, produção e comercialização de veículos a bateria.
O investimento está em linha com outros acordos firmados entre Arábia Saudita e China em diversas áreas. Em conferência comercial recente realizada em Riad, capital saudita, o governo local destinou mais de 9,3 bilhões de euros para financiar iniciativas em muitas áreas, como tecnologia, energia renovável, agricultura, imóveis, turismo e saúde.
Atualmente, as relações comerciais entre os dois países são focadas no setor da energia e, principalmente, nas exportações de petróleo. O novo investimento representa transição também no comércio bi-lateral.
Além da Human Horizons, a Arábia Saudita tem capital investido em outras fabricantes de modelos elétricos. É o caso da norte-americana Lucid Motors, que tem como maior acionista o fundo de investimentos saudita PIF (61%). A montadora erguerá uma fábrica no país árabe e, desde já, o governo local assumiu o compromisso de comprar até 100.000 veículos ao longo de 10 anos para eletrificar a frota pública.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv